As 10 melhores palestras TED sobre biotecnologia

ted sobre biotecnologia

Em 1984, o arquiteto americano Richard Saul Wurman, observou uma grande convergência entre três áreas: Tecnologia, Entretenimento e Design. Então pensou em criar uma conferência para mostrar os principais avanços dessas áreas e como elas se integram.[1]

Seis anos depois, em 1990 na cidade de Monterey na Califórnia, foi realizada a primeira conferência de palestras denominadas TED:Ideas worth spreading (Tecnologia, Entretenimento e Design:Ideias que merecem ser espalhadas) com intuito de disseminar idéias que provoquem curiosidade e reflexão aos ouvintes.

Ao longo dos seus 32 anos, as palestras do TED diversas vezes trataram de assuntos relacionado a biotecnologia. De acordo com o banco de dados do site foram realizadas 70 palestras relacionadas ao tema.[2]

Para facilitar a sua vida, leitor, o Profissão Biotec traz uma seleção com as 10 melhores palestras sobre biotecnologia. Vamos a elas:

 

James Watson: Como nós descobrimos o DNA

No TED de 2005, o cientista ganhador do prêmio Nobel James Watson conta de um jeito franco e engraçado como ele e seu colega Francis Crick descobriram a estrutura da molécula de DNA.

 

Craig Venter: Desvendando a vida sintética

O famoso pesquisador Craig Venter mostra como ele e seu time mudaram a história da biotecnologia ao criar, a partir de DNA sintetizado pelo computador, a primeira célula funcional que consegue se reproduzir . Desde então, a área de biotecnologia sintética cresceu exponencialmente nas mais diversas aplicações

 

Jorge Soto: o futuro do detecção precoce de câncer

O pesquisador Jorge Soto mostra como é possível detectar o câncer em estágios iniciais com um sensor sanguíneo. O melhor de tudo é que essa nova tecnologia é totalmente aberta ao público, sem patentes e todos podem colaborar para melhorá-la.

 

Ellen Jorgensen: Biohacking — você também pode

A pesquisadora Ellen Jorgesnsen, mostra como é possível criar um espaço aberto no qual diversas pessoas podem fazer ciência e estimular a inovação.Esses espaços são chamados de Do it yourself (DIY – Faça você mesmo).

Ela ajudou a criar no Brooklyn, em Nova Iorque, o Genspace, um laboratório de biotecnologia comunitário no qual várias experiências são realizadas e projetos são criados com o objetivo de levar a ciência na prática para todos.

 

Caio Guimarães: Transformando um pirulito de caramelo em inovação

Essa é uma palestra inspiradora de um jovem inventor brasileiro que, durante seu estágio de intercâmbio pelo Ciência Sem Fronteiras, desenvolveu uma tecnologia utilizando luz para substituir antibióticos no tratamento de infecções causadas por bactérias multirresistentes. Essa tecnologia permite irradiar em tecidos humanos luz em uma frequência que mata, em cerca de uma hora, micro-organismos patogênicos imunes aos tratamentos comuns. [3]

 

Alexander Tsiaras – Visualização: Concepção da vida ao nascimento

De acordo com site oficial do TED, o vídeo mais visto da área de biotecnologia, com 5,925,396 visualizações, é a palestra do pesquisador Alexander Tsiaras. Ele desenvolveu em parceria com Instituto Nacional de Saúde (NIH) uma máquina de imagens de resina micromagnética, que permite analisar o desenvolvimento do feto, da concepção ao nascimento.

Com imagens magníficas, esse é um TED que todos deveriam assistir, pela beleza da perfeição dos mecanismos dentro de cada estrutura do corpo.

 

Paul Knoepfler: O dilema ético de projetar bebês

Nessa palestra, o pesquisador Paul Knoepfler discute que, em 15 anos, cientistas poderão usar a tecnologia de edição de genes CRISPR para fazer manipulação genética em embriões humanos e melhorá-los alterando suas aparências físicas e para eliminar o risco de doenças auto-imunes.

Mostrando um cenário de ficção científica, o palestrante nos leva a refletir sobre como seria um futuro no qual os bebês fossem melhorados geneticamente e as implicações disso na sociedade, como bem ilustrando no filme Gattaca.

 

Miguel Nicolelis: Um macaco que controla um robô com seus pensamentos

Na abertura da Copa de Mundo em 2014, o pesquisador brasileiro Miguel Nicolelis mostrou ao mundo que, com a ajuda de um exoesqueleto, um paraplégico pôde realizar movimentos como chutar uma bola.

 

Suzanne Lee: Cultive suas próprias roupas

A designer Suzanee Lee mostra, que em seus experimentos cultivando um material baseado no chá de Kombucha, conseguiu criar uma roupa utilizando a celulose resultante da fermentação dos açúcares presente no chá. Com isso, mostra uma alternativa para uma produção de roupas mais sustentável.

 

Janune Benyus: Biomimética em ação

Numa palestra para mudar sua visão ao olhar para natureza, a pesquisadora e fundadora do instituto de Biomimética, Janine Benyus, mostra como a natureza já tem várias soluções que procuramos para os problemas atuais, basta refinar o olhar e perceber os detalhes.

Desde problemas de estruturas e funcionamento, a natureza é o maior banco de referências e inspirações de ideias.

 

Jack Andraka: Um teste promissor para detectar o cancer de pâncreas vindo de um adolescente

Um jovem de 15 anos, inquieto com a morte do seu tio por câncer de pâncreas, decidiu pesquisar porque é tão difícil detectar precocemente. Com curiosidade e sagacidade, Jack mostra que não é preciso ter títulos para fazer pesquisa, e que a força de vontade, trabalho duro e internet são suficientes.  

 

Depois de idéias inspiradoras como essas, quais foram as suas preferidas? Qual te marcou mais?Deixe seus comentários e indique outras palestras que você gostou!

 

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações. 

X