5 cursos online para biotecnologistas empreendedores

É de conhecimento geral que uma coisa que está bastante em foco atualmente é o empreendedorismo. Diversas empresas têm surgido, além de startups que vêm cada vez mais sendo desenvolvidas em diversas áreas, e a biotecnologia não está de fora disso! Muitos profissionais que se formam no curso resolvem se aventurar pelo mundo empreendedor ao invés de seguirem carreiras acadêmicas, e nós já temos diversos textos que abordam dicas, dificuldades e entrevistas com pessoas que já possuem carreira estabelecida no ramo empresarial da biotecnologia.

No texto de hoje nós vamos falar para vocês sobre a Endeavor, uma organização global sem fins lucrativos, que tem como foco desenvolver e aprimorar pessoas empreendedoras através de sua plataforma virtual, onde existem diversos recursos como e-books, cursos online e várias dicas sobre empreendedorismo, até mesmo para quem está iniciando agora nesta carreira.

Se você é uma dessas pessoas que se encantou pelo empreendedorismo, acha que essa é realmente a sua área, faz parte de alguma empresa júnior de biotec ou conhece alguém que seja assim, não pode deixar de conferir esses cinco cursos da Endeavor que são online, gratuitos e possuem acessos livres e ilimitados que separamos para todos os biotecnologistas empreendedores!

  1. Perfil empreendedor: como identificar oportunidades com a sua cara

Carga Horária: 5 horas.

Se você se interessa pelo empreendedorismo mas muitas vezes não sabe como planejar um projeto, tirar uma ideia do papel ou não sabe bem como atuar como empreendedor, esse é seu curso ideal! Tendo como objetivos estimular a reflexão sobre a carreira e o perfil empreendedor, desenvolver a capacidade de gerar ideias, identificar oportunidades de mercado e gerar um conceito de negócio, de acordo com a própria plataforma Endeavor, o curso de perfil empreendedor permite que as pessoas sejam capazes de:

  • entender como o empreendedorismo pode ser uma opção de carreira e quais fatores podem aumentar o sucesso nesta trajetória;
  • identificar o que define o perfil empreendedor e quais são as características de um empreendedor de sucesso;
  • saber quais são as técnicas de geração de ideais e como identificar quais são reais oportunidades de negócios;
  • desenvolver um conceito de negócios e como construir uma rede de relacionamentos.

  1. Gestão de Pessoas: Como construir uma equipe forte


Carga Horária: 4 horas.

Já sabe como é seu perfil empreendedor, tem as noções básicas sobre empreendedorismo, mas não possui uma equipe para a sua empresa? Todos sabem que uma boa equipe é fundamental para o sucesso de qualquer projeto. Neste curso, você irá aprender como estruturar um time qualificado e motivado por uma cultura forte, de acordo com as necessidades do seu negócio. Ao final dele, você terá capacidade para:

  • identificar quem precisa contratar para as necessidades da sua empresa;
  • atrair e selecionar as pessoas certas;
  • motivar e recompensar os seus funcionários;
  • criar e cultivar a cultura organizacional;
  • identificar competências e comportamentos de um bom líder.

  1. Startup: Ferramentas essenciais para começar seu negócio

Carga Horária: 3,5 horas.

Se você já tem uma boa equipe, tem os pontos necessários para empreender e agora quer saber como dar aquele pontapé inicial em seu negócio, este curso lhe será muito útil. Seu objetivo é auxiliar o empreendedor a validar uma ideia de negócio, testar a solução do produto ou serviço e estruturar um modelo de negócio. Ao concluir este curso, você terá um ótimo embasamento para o desenvolvimento de sua empresa, sendo capaz de:

  • validar uma ideia de negócio;
  • identificar e validar qual é o problema ou a dor do seu potencial cliente;
  • validar a proposta de solução do seu produto ou serviço (MVP);
  • estruturar um modelo de negócio (Canvas);
  • identificar os adeptos iniciais e como montar um pitch de vendas.

  1. Ferramentas práticas de Inovação: inovar para se diferenciar

Carga Horária: 2 horas.

Além do empreendedorismo, inovação é algo que está em alta nos dias de hoje. Como saber se o seu produto ou sua ideia são realmente inovadores, diferentes do que já existe no mercado? Como inovar utilizando a biotecnologia? Por meio das ferramentas apresentadas neste curso, é possível aumentar a chance de empreender um negócio inovador, pelo uso de metodologias que ajudam a transformar uma ideia em resultados efetivos para o negócio. Além disso, após concluir todas as atividades, você  saberá:

  • definir quais são os Drivers da Inovação;
  • diferenciar Inovação e Melhoria;
  • identificar quais são os tipos de inovação (por meio do Radar de Inovação);
  • compreender como é o processo de inovação (para transformar um insight em resultado);
  • aprender quais as competências necessárias para o processo de Inovação.

  1. Financiando seu sonho: a melhor forma de buscar recursos para seu negócio

Carga Horária: 7 horas.

Muitas vezes, o empreendedor possui um projeto já bem elaborado, tem uma boa equipe e consegue inovar através de seu produto, mas não possui capital suficiente para prosseguir com sua empresa. O curso “Financiando seu sonho” tem como finalidade a capacitação do empreendedor para que ele encontre e acesse os recursos necessários para o crescimento do seu negócio, havendo mais chances de que seu projeto tenha continuidade por meio de diversas formas de investimento. Ao final, você será capaz de:

  • Identificar quais são as fontes de capital disponíveis (capital próprio, de familiares e amigos, linhas de crédito bancário, órgãos de fomento e capital de risco);
  • Entender como funciona o processo de investimento (preparação, apresentação, cálculo do valor da empresa, negociação, criação de valor e saída do investidor);
  • Descobrir outras fontes criativas e alternativas de obtenção de recursos financeiros.

Todos os cursos citados são gratuitos, de curta duração e podem te ajudar a tirar aquela sua brilhante ideia biotecnológica do papel. Além desses, existem diversos outros na plataforma Endeavor que podem te auxiliar a desenvolver melhor seu projeto ou empresa.

Se estiver curioso, clica aqui para ter acesso a muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *