5 hábitos de desenvolvimento que vão mudar a sua rotina (para melhor!)

Seja Ano Novo, metade ou final de ano, uma coisa é fato: sempre vamos ter o desejo  de melhorar em algo. No trabalho, na faculdade, melhorar consigo mesmo, não importa: os objetivos estarão sempre lá. Pensando nisso, nós do Profissão Biotec, conversamos com nossos colaboradores sobre dicas, hábitos e aplicativos que vão te auxiliar a ser sua melhor versão e a conseguir estabelecer e seguir um plano de metas sem que isso seja um sacrifício. Continue lendo para saber mais!

  • Tente ser 1% melhor a cada dia

Todos nós temos o costume de querer ser radicais em algumas mudanças. “A partir de amanhã vou parar de comer açúcar, farei exercícios, vou estudar mais e passar menos tempo nas redes sociais”: esses planos são ótimos, mas dificilmente uma pessoa consegue mudar tanta coisa em um período de tempo tão curto. O resultado pode ser pior: você se sente frustrado por não ter conseguido chegar ao seu objetivo final e acabar desistindo.

Seguir a filosofia de ser 1% melhor a cada dia vai te ajudar a estabelecer metas mais simples e fáceis de serem cumpridas em poucos dias. Assim, é possível evoluir de maneira constante, mesmo que lentamente, e aumentar os “níveis” dessas metas gradativamente. Como você já estará, de certa forma, adaptado ao que desejava fazer, com o passar do tempo fica mais fácil de chegar ao objetivo final. Por exemplo, quer se tornar vegetariano? Comece com uma semana só comendo frango e siga assim até se acostumar a não se alimentar mais de carne vermelha e assim sucessivamente. Para quem gosta de aplicativos, o “Go Do” pode auxiliar nisso. Esse app fornece desafios ao usuário diariamente, promovendo um maior autoconhecimento e aprendizado.

Fonte: Que tal começar a fazer isso hoje mesmo?   

  • Faça meditação

Diversos portais, médicos e blogs, falam sobre os benefícios da meditação, que é capaz de diminuir a ansiedade, melhorar a depressão e dores crônicas, reduzir a frequência cardíaca, controlar a pressão arterial e melhorar o sono. A prática de meditar diariamente vai ajudar você a ter uma melhor saúde mental, algo muito importante e que, infelizmente, é deixado de lado muitas vezes.

A pressão da graduação, da pós ou do trabalho, o cansaço mental, ansiedade e diversas outras coisas que nos afetam diariamente podem ter seu impacto reduzido apenas com a meditação. Mas, como abordado no item anterior, não adianta começar a meditar e tentar fazer logo 30 minutos por dia. Deve ser uma prática feita aos poucos, iniciando com 5 minutos, depois 10 e assim sucessivamente, e logo será possível observar a sua evolução. Um ótimo aplicativo para meditar é o “Sattva”. Nesse app gratuito, o usuário tem meditações guiadas, podendo conferir seu humor antes de começar a meditação e depois de terminá-la. Além disso, nele existe um o temporizador de meditação, monitora os batimentos cardíacos, tem músicas relaxantes, insights para o seu dia e troféus conforme seu desempenho.

Fonte: Dicas de como fazer meditação. 

  • Tenha um diário de seu estado de saúde físico e mental

Durante a semana, todos nós passamos por muitos “altos e baixos”. Temos aqueles momentos de pura euforia e felicidade que chegam a ser contagiantes, mas também temos momentos de tristeza, causados por diversas razões. Para você ter controle de como tem estado, ter um diário para isso pode ajudar bastante a identificar o que precisa ser modificado. Uma ótima dica é o aplicativo “Daylio” , onde você coloca todos os dias o que fez (ele já vem com alguns ícones tipo trabalho, estudos, descanso, livros, etc.), e se o dia foi bom, ruim, entediado ou radiante. Com o passar do tempo, é feito um gráfico com a evolução das suas emoções.

Se você não gosta ou não costuma usar aplicativos, tenha um diário de papel e registre como anda a sua mente, seu estado físico e suas emoções. É muito importante ter controle sobre tudo isso porque é algo que quando não está em equilíbrio pode, mesmo que indiretamente, afetar diversas outras áreas da sua vida.

Fonte: Interface do aplicativo “Daylio”. 

  • Estabeleça metas e objetivos diários e mensais

Mesmo sem escrever em lugar algum, todos nós sempre temos objetivos a cumprir. Terminar de ler um livro em dois dias, estudar mais para as disciplinas em que temos mais dificuldades e passar mais tempo com a família são exemplos simples de pequenas metas que podem facilmente ser atingidas. Mas por que então elas não são realizadas? Os motivos são muitos, que vão desde impossibilidades do dia a dia até simplesmente falta de foco em realizar o que se deseja.

Fazer anotações pode ajudar a ter controle sobre o que precisa ser feito e, para isso, existe um aplicativo incrível chamado “Thirty”. Ele funciona como uma rede social onde você pode criar seus objetivos e compartilhá-los com os outros usuários, que podem curtir, comentar e realizar os desafios também, se quiserem. Na proposta do app, o usuário escolhe a área (emocional, física, espiritual, lazer, etc.) em que deseja criar o desafio e expõe uma pequena descrição sobre o que vai ser feito a cada dia. Depois, ele tem um mês para cumprir esses objetivos e, diariamente, irá publicar atualizações, fotos, vídeos e textos sobre o que foi feito da meta. Os seus “seguidores” poderão ver suas postagens e interagir com você e, com o passar do tempo, você vai ganhando pontos e “conquistas” enquanto for cumprindo os desafios. A ideia do “Thirty” é legal porque pressupõe-se que, após os 30 dias, o desafio realizado já vai ter se tornado um hábito comum para o usuário.

Porém, se você prefere escrever as coisas em papel, uma boa proposta para isso é, por exemplo, que você tenha um Planner, ou até mesmo uma agenda comum, onde possa colocar suas metas e o que é feito em cada dia até chegar ao seu objetivo final.

Fonte: Interface do aplicativo “Thirty”.

  • Bloqueie e evite distrações enquanto estiver ocupado

Não existe nada mais normal do que estar estudando e acabar se distraindo com alguma coisa. E quando o assunto não é empolgante? Até uma mosca se torna mais interessante do que a matéria. As redes sociais são os principais vilões nessa área. Quem nunca deixou os livros de lado para dar aquela “olhadinha” nas conversas do WhatsApp e ver se tinha algo importante, acabou passando mais de horas numa conversa, depois entrou em outro aplicativo e, quando viu, já tinha perdido boa parte do seu tempo sem ter feito nada de “útil”? Isso é mais comum do que a gente imagina!

A dica aqui é simples: quando você quiser ou precisar se concentrar em alguma atividade importante e que exija que você não tenha distrações, deixe o celular de lado! Coloque-o em outro cômodo da casa, de forma que nem seja possível “cair em tentação”. Além disso, existe uma técnica bastante útil chamada de “Pomodoro”, que consiste em um método de gerenciamento no qual se deve executar o trabalho em períodos de 25 minutos, com breves intervalos (geralmente de 5 minutos). Esse método é baseado na ideia de que as pausas realizadas podem aumentar a agilidade mental. Para saber mais sobre essa técnica, clique aqui.

Pensando na Pomodoro, existem aplicativos com esse nome que funcionam como cronômetro, onde o usuário pode colocar a atividade a ser feita e em quantos períodos de 25 minutos pretende realizá-la. Além disso, outro app chamado “Forest” tem uma ideia semelhante, porém mais inovador, pois nele todos os seus aplicativos do celular ficam bloqueados durante o tempo que você determinar que deseja estar focado.

O “Forest” funciona da seguinte maneira: você, usuário, cadastra o tempo que quer permanecer focado e, após isso, o aplicativo bloqueia todas as suas redes sociais. Mas como funciona? Durante o período, é construída uma árvore em seu app, e caso você fique conectado ao celular, essa mesma árvore morre. Quanto mais tempo e mais vezes você permanecer concentrado  sem utilizar as redes sociais, mais a sua floresta cresce e ao final do dia é gerado um gráfico de barras mostrando a evolução de quanto tempo você passa diariamente atento ao trabalho e a atividades importantes.

Fonte: Exemplo de ciclo para a técnica “Pomodoro”.  

Fonte: Interface do app “Forest”.

E você? O que achou desses hábitos listados? Tem mais algum que você segue mas nós não citamos? Comente aqui que vamos adorar ver novas sugestões!

 

Fontes:

https://equilibrese.catracalivre.com.br/geral/qualidade-de-vida/indicacao/7-beneficios-da-meditacao-para-sua-vida/

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/09/medicos-dao-dicas-e-falam-sobre-os-beneficios-da-meditacao.html

https://www.sattva.life/pr/

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações. 

X