Conheça produtos biotecnológicos para comemorar o dia dos solteiros!

Você sabia que 15 de Agosto é o dia dos solteiros? Isso mesmo! Nós, do Profissão Biotec, vamos apresentar o que a biotecnologia tem a oferecer para os solteiros (e todo mundo, na verdade) comemorarem essa data!

  1. Cerveja

Nada mais biotecnológico que um brinde com cerveja! Fonte: Dom Juan do Estilo

A cerveja é uma bebida feita a partir da fermentação de cereais maltados ou não-maltados, como a cevada, trigo, arroz, milho, aveia e centeio. No processo de fermentação, os açúcares da bebida são convertidos em álcool etílico e gás carbônico (CO2) pela ação de leveduras, como a famosa Saccharomyces cerevisiae. Estima-se que a cerveja tenha sido uma das primeiras bebidas alcoólicas criadas, em torno de 6000 a.C. Apesar de ser um produto antigo, a cerveja é bastante popular: ocupa o primeiro lugar na lista de bebidas alcoólica mais consumidas no Brasil.

Quer saber mais sobre como fermentação para produção de cerveja? Veja este vídeo do canal Instante Biotec!

  1. Vinho
Fonte: Insoonia

Ok, sabemos que o vinho pode ser considerado um pouco “romântico”, mas isso não impede os solteiros de bebê-lo! O vinho é feito a partir da fermentação do sumo de uva e, tal como a cerveja, é considerada uma bebida milenar: evidências arqueológicas sugerem que a mais antiga produção de vinho ocorreu entre 8000 e 5000 a.C.

  1. Tequila
Fonte: Lovetoknow Cocktails

Para quem está a fim de chutar o balde, a biotecnologia oferece a tequila. Esta bebida alcoólica é fermentada e destilada, produzida a partir do agave-azul, planta típica do México. Para a preparação, o agave-azul passa por um processo de aquecimento, seguido de moagem, do qual se obtém um rico líquido em açúcar que é fermentado por leveduras. Em seguida, a bebida é destilada duas vezes a fim de aumentar o teor alcoólico. Por fim, só resta juntar sal, limão e aproveitar!

  1. Cachaça
Não faltam opções! Fonte: O blog do mestre

Brasileiríssima, a cachaça não pode estar fora desta lista! Produzida de forma semelhante à tequila, a cachaça utiliza a cana-de-açúcar como matéria-prima. Fermentada pela ação de levedura, a bebida é então destilada e depois pode ou não passar por um período de envelhecimento em barris de madeira para ganhar cor e aromas diferenciados. E aí, que tal uma caipirinha?!

  1. Vodka

A vodka é uma bebida popularmente conhecida, com graduação alcoólica entre 35-60%. Considerada bebida oficial da Rússia, é incolor e pode ser feita a partir de diversos tipos de matérias-prima, como arroz, cevada, milho, ervas, batatas, etc. A vodka também é produzida através de fermentação por leveduras, seguida de destilação em altas temperaturas, que juntamente com filtragens químicas  neutraliza os aromas dos cereais.

Fonte: Love this pic

E aí, gostou? A biotecnologia está fortemente presente na produção de bebidas alcoólicas através da fermentação e dos processos químicos! Diversos estudos são realizados a fim de otimizar os processos produtivos e descobrir novas leveduras fermentadoras que agreguem características interessantes nos produtos. No futuro falaremos mais a fundo sobre essas pesquisas, então fique ligado aqui no blog!

Perfil_Carol

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações.