Se você é uma daquelas pessoas que acredita que a biotecnologia está restrita à vida de pesquisas, laboratórios e estudos, saiba que você está deixando de lado uma parte incrível desse mundo. Filmes, séries e livros têm abordado, há muito tempo, temas intimamente ligados à biotecnologia.
Já existe aqui no Profissão Biotec uma publicação com uma lista de filmes e séries de ficção. Agora, nós queremos trazer para vocês os encantos de alguns livros interessantes que podem lhes ajudar a se aprofundar mais sobre os diversos temas que envolvem nossa amada Biotecnologia de forma didática. Confira um pouco sobre cada livro!
1 – A Longa Marcha dos Grilos Canibais
(Fernando Reinach, Editora Companhia das Letras)
“Cada descoberta científica é uma pequena história de aventura. Partindo da segurança de um lugar conhecido, a expedição penetra em território inexplorado. Muitas vezes a aventura é apenas divertida, outras vezes nos força a mudar crenças centenárias. As implicações do que encontramos podem ser morais, políticas ou deliciosamente práticas.” (Página 13).
Com uma linguagem simples e acessível a todos, Fernando Reinach explica sobre descobertas e artigos científicos. O autor estruturou “A Longa Marcha dos Grilos Canibais” no formato de uma crônica por capítulo, cada uma delas baseada em um trabalho científico diferente, e agrupou essas crônicas por temas (ambiente, florestas, ser humano, sexo, comportamento, mente, passado, arte, alimentação, tecnologia e política). Cada trabalho é referenciado ao final para que qualquer pessoa interessada possa ter acesso às informações apresentadas.
2 – A Linguagem da Vida
(Francis S. Collins, Editora Gente)
Você não gostaria de descobrir uma tendência do seu corpo a desenvolver câncer para começar o tratamento antes que a doença se manifestasse? E se a doença de Alzheimer fosse erradicada da sua herança familiar? Já pensou que a cura da AIDS pode estar próxima e que o envelhecimento pode ser mapeado e controlado?
Francis S. Collins coordenou o Projeto Genoma Humano e sempre esteve ligado à pesquisa na área da medicina genética. Em “A Linguagem da Vida”, o autor mostra as mudanças e avanços que temos no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças, explicando de forma acessível sobre as mais recentes descobertas sobre doenças, hereditariedade e as novas tecnologias de medicamentos e de cura.
Fonte: Skoob
3 – A Construção de Biomarcas Globais – Levando a Biotecnologia ao Mercado
(Philip Kotler e Françoise Simon, Editora Bookman)
Leitura altamente recomendável aos biotecnologistas empreendedores, este livro aborda de uma forma muito bem detalhada a inserção da biotecnologia em três níveis: inovação, modelos de marketing e estratégias globais.
Dados importantes são relatados, como o valor do impacto comercial causado pelos produtos biotecnológicos e a porcentagem do PIB de grandes países que investem em saúde, o que torna esse um mercado altamente mutável, com grandes oportunidades e desafios para as empresas que se arriscam a construir uma marca em nome da Biotecnologia.
4- Biohacking & Nanohacking
(Edilson Gomes de Lima)
Livro pequeno, porém muito rico, que aborda sobre o que há de mais moderno em uma das importantes extensões do movimento hacker: o biohacking.
O autor demonstra como os programadores atuais têm aliado o mundo real ao virtual, utilizando conceitos científicos como nanotecnologia, biologia e biotecnologia, mostrando a revolução que esses conceitos, em conjunto com a tecnologia hacker, têm causado no desenvolvimento do mundo. Edilson apresenta exemplos que comprovam que essa revolução está a todo vapor, citando desde o hackeamento de um DNA feito no quarto de um hacker até especialistas em computador que desenvolveram armamentos biológicos para o exército.
5- Vinho e Guerra
(Don e Petie Kladstrup, Editora Zahar)
Abordando sobre um dos produtos biotecnológicos mais consumidos no mundo, “Vinho e Guerra” traz uma versão “para ser degustada” sobre a relação das duas guerras mundiais com o vinho. No livro foram reunidas histórias fantásticas sobre a influência dos conflitos para famílias tradicionais do mundo do vinho, assim como suas atuações durante as ocupações nazistas, a resistência e as inúmeras batalhas.
Apresentando uma versão pouco explorada dentro da Segunda Guerra, os relatos mostram a dura realidade enfrentada pelos produtores de vinho durante esse período, mostrando também as resistências que realizavam contra os alemães para protegerem suas produções. Livro imperdível aos interessados em estudar a Segunda Guerra e aos amantes de vinhos!
6 – O Atlas Mundial da Cerveja – O Guia Essencial da Cerveja ao Redor do Mundo
(Tim Webb e Stephen Beaumont – Editora Harpercollins)
Outro livro que aborda sobre outra das bebidas mais consumidas do mundo! Nesse atlas são apresentadas informações sobre a produção de cerveja em mais de 30 países, passando desde as ales dos monges trapistas da Bélgica até cervejas artesanais brasileiras.
Nos capítulos iniciais, é mostrada a forma de produção e um breve histórico da cerveja, apresentando posteriormente notas de degustação para mais de 500 cervejas internacionais. Também é apresentado um mapa com a localização de cervejarias imprescindíveis ao degustador pelo mundo todo. Leitura obrigatória aos cervejeiros de plantão!
7 – A Arte da Fermentação
(Sandor Ellix Katz, Editora SESI-SP)
“A arte da Fermentação” é um guia completo e definitivo para estimular o leitor a fazer os próprios experimentos de fermentação em casa. Neste livro, Katz apresenta a história, os conceitos e os processos por trás da fermentação, com simplicidade para orientar um iniciante em seus primeiros experimentos fazendo chucrute ou iogurte e, ao mesmo tempo, com profundidade suficiente para ampliar o entendimento e o conhecimento de fermentadores experientes.
O livro traz informações detalhadas sobre fermentação em diversos alimentos, sobre a produção de bebidas, bem como o cultivo de bolores e a utilização da fermentação em diversas áreas. O autor também oferece informações práticas, incluindo descrições dos processos, parâmetros de segurança, técnicas para uma boa preservação dos alimentos, identificação e solução de problemas e muito mais. Sendo o mais completo guia publicado sobre o assunto, “A Arte da Fermentação” torna-se, assim, um livro imprescindível aos biotecnologistas e até mesmo aos leigos interessados na área alimentar!
BÔNUS! Mais 3 livros para quem se garante no inglês e quer saber mais!
8. Biotechnology Demystified
(Sharon Walker)
Escrito na forma de guia de autoaprendizagem, este livro, encontrado apenas na versão em inglês, explica os conceitos e fundamentos básicos dos principais subtópicos da Biotecnologia. O conteúdo avança logicamente desde os fundamentos da biologia molecular e celular a temas mais complexos, como DNA, clonagem reprodutiva, procedimentos experimentais, doenças infecciosas, imunologia, o Projeto Genoma Humano, novas descobertas de drogas e distúrbios genéticos. Uma boa leitura para quem quer entender mais sobre o que consideramos ser o básico da Biotecnologia.
9. Synthetic
(Sophia Roosth)
Também encontrado apenas em inglês, o livro aborda pontos importantíssimos acerca da biologia sintética. Nele, a antropóloga cultural Sophia Roosth revela como os biólogos sintéticos produzem novos seres vivos para entender melhor a forma como a vida funciona.
Roosth traça essa nova ciência desde suas origens, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), até empreendimentos iniciais, laboratórios, conferências e garagens de hackers nos Estados Unidos, incluindo os esforços contemporâneos para ressuscitar espécies extintas. Sua pesquisa cuidadosa revela que, ao invés de abrir um novo campo ilimitado, as próprias táticas experimentais desses biólogos determinam circularmente as características, teorias e limites biológicos que eles fixam.
10.A Crack in Creation: Gene Editing and the Unthinkable Power to Control Evolution
(Jennifer A. Doudna e Samuel H. Sternberg)
Aos praticantes da biologia molecular, eis um livro importante que aborda sobre uma de suas mais novas técnicas: o CRISPR. Encontrado também apenas em inglês, os autores (que fizeram parte da criação dessa tecnologia) descrevem como foi o processo de desenvolvimento dessa técnica. Apresentam, também, os enormes impactos e responsabilidades, envolvendo principalmente aspectos éticos, ao termos cada vez mais domínio sobre a evolução por meio do controle do código da vida e com o poder que isso nos dá.
E se quiser saber mais sobre o CRISPR, clica aqui que temos um post no blog falando sobre!
Esses são apenas exemplos dos diversos livros que abordam direta ou indiretamente a biotecnologia. Já leu algum deles ou tem novas sugestões? Se sim, deixe aqui nos comentários!
Fontes:
Skoob. A Longa Marcha dos Grilos Canibais. Acessado em: 28 de agosto de 2017. Disponível em: https://www.skoob.com.br/livro/resenhas/96927/edicao:107278
Saraiva. A Linguagem da Vida – O DNA e a Revolução na sua saúde. Acessado em: 28 de agosto de 2017. Disponível em: https://www.saraiva.com.br/a-linguagem-da-vida-o-dna-e-a-revolucao-na-sua-saude-2877460.html
Saraiva. A Construção de Biomarcas Globais. Acessado em 28 de agosto de 2017. Disponível em: https://www.saraiva.com.br/a-construcao-de-biomarcas-globais-levando-a-biotecnologia-ao-mercado-148419.html
Clube de Autores. Biohacking e Nanohacking. Acessado em: 28 de agosto de 2017. Disponível em: https://www.clubedeautores.com.br/book/228271–Biohacking__Nanohacking?topic=ciencia#.Wabwpsu6zIU
Skoob. Resumo – Vinho e Guerra. Acessado em 28 de agosto de 2017. Disponível em: https://www.skoob.com.br/livro/resenhas/5069/edicao:6178
Saraiva. O Atlas Mundial da Cerveja – O Guia Essencial da Cerveja ao Redor do Mundo. Acessado em 28 de agosto de 2017. Disponível em: https://www.saraiva.com.br/o-atlas-mundial-da-cerveja-o-guia-essencial-da-cerveja-ao-redor-do-mundo-4268488.html
Skoob. Resumo – O Atlas Mundial da Cerveja. Acessado em: 28 de agosto de 2017. Disponível em: https://www.skoob.com.br/livro/resenhas/284854/mais-gostaram
Amazon. A Arte da Fermentação. Acessado em: 28 de agosto de 2017. Disponível em: https://www.skoob.com.br/a-arte-da-fermentacao-521464ed528794.html
Amazon. Biotechnology Demystified. Acessado em: 28 de agosto de 2017. Disponível em: https://www.amazon.com/Biotechnology-Demystified-Sharon-Walker/dp/0071448128
Amazon. Synthetic: How Life Got Made. Acessado em: 28 de agosto de 2017. Disponível em: https://www.amazon.com/Synthetic-How-Life-Got-Made/dp/022644046X/ref=pd_sim_14_4?_encoding=UTF8&psc=1&refRID=GB1S7SZBMX6MC1MPBJNN
Amazon. A Crack in Creation: Gene Editing and the Unthinkable Power to Control Evolution. Acessado em: 28 de agosto de 2017. Disponível em: https://www.amazon.com/Crack-Creation-Editing-Unthinkable-Evolution/dp/0544716949/ref=pd_sim_14_2?_encoding=UTF8&psc=1&refRID=GB1S7SZBMX6MC1MPBJNN
Outra dica: Inferno do Dan Brown. Spoiler: o vilão é biotecnologista!