Agricultura: um campo aberto para inovação potencializada pela Biotecnologia

A agricultura aliada à Biotecnologia impacta o setor do agronegócio, incorporando a ciência (pesquisa) à área da inovação. As trajetórias da agricultura e do melhoramento de plantas interligam-se com harmonia e proporcionam melhorias contínuas que agregam e aprimoram o conhecimento e as técnicas.

A evolução genética veio com a descoberta do DNA, um marco que trouxe novas áreas e conexões multidisciplinares. O sequenciamento genético permitiu a compreensão da estrutura e a função dos ácidos nucleicos, ampliando os conhecimentos sobre genética, microbiologia e biologia molecular.

Identificação de características desejáveis. Fonte typographyimages/154 imagens/Pixabay

A identificação, seleção e edição de genes permitiu à agricultura avançar em produtividade. Os marcadores genéticos permitiram a identificação de características bioquímicas e fragmentos de DNA, diferindo indivíduos geneticamente. Os marcadores moleculares ampliaram a amostragem do genoma, sendo de grande potencial para avaliação da diversidade genética – as características internas – das plantas sem necessidade da expressão fenotípica.

A expressão fenotípica no melhoramento de plantas passou a ter melhor efetividade com a inserção de uma ou mais sequências de genes vindos de outra espécie pela transgenia. Há, por exemplo, a inserção de genes nas plantas para que elas tenham tolerância às moléculas químicas e resistência a insetos, pragas e doenças.

A agricultura e a biotecnologia modelam-se por meio de processos de fermentação com biofungicidas, no controle biológico, na fixação de nitrogênio, e na edição de genes através da CRISPR.

Os benefícios alcançados na agricultura com a biotecnologia contribuíram para o estabelecimento de uma agricultura sustentável, devido à busca em proporcionar procedimentos avançados e eficientes no aumento da produção de alimentos. Cultivares (nova variedade de planta, com características específicas resultante de pesquisa) mais adaptados aos diferentes padrões de estresse climático permitirão que áreas  sejam melhores exploradas, o que incidirá diretamente em maior produtividade e consequentemente obtenção de melhor lucratividade.

O sequenciamento do genoma e a diversidade do germoplasma. (constitui a soma total dos materiais hereditários de uma espécie por exemplo sementes) também possibilitarão o desenvolvimento de plantas mais produtivas e tolerantes ao clima.

Já existem exemplos, como os seguintes:

– batata transgênica com a qualidade do tubérculo aumentada e tolerante a estresses abióticos;

– tomate modificado que produz fruto três vezes maior e com quantidades de licopeno duas vezes maiores que o do genitor selvagem.  

Tomate com maior taxa de licopeno. Fonte : artursfoto/Pixabay

A capacidade criativa, inovadora e dinâmica dos produtores, conciliada à biotecnologia, aumenta as possibilidades de ganhos na produtividade e competitividade comercial. Agregar valor às cadeias produtivas agrícolas é de suma importância para ampliar o  uso da biodiversidade nativa, permitindo assim atender às expectativas da sociedade, cada vez mais exigente. Com o acirramento da competitividade do mercado, o diferencial competitivo para os consumidores será avaliado por produtos que sejam sustentáveis e respeitem o ambiente.

Conciliar biotecnologia e agricultura resulta no uso da biodiversidade nativa respeitando o meio ambiente. Fonte: annca/Pixabay

O potencial genético vem se expandindo consideravelmente, buscando transformar essa infinidade de dados em informação biológica, tornando-se em um grande desafio. Assim, para o agronegócio a biotecnologia já garantiu a sustentabilidade econômica e ambiental da agricultura com a propagação das plantas geneticamente modificadas  (GM). A utilização de cultivares modificadas em regiões tropicais do Brasil, aliada à tecnologia de manejo, condições de solo, clima e relevo agregados à inovação, consolidou o Brasil como potência agrícola.

Desta forma a agricultura brasileira demonstra sua diversidade e pluralidade ambiental de seus ecossistemas, fomenta a pesquisa e o desenvolvimento por meio de estudos direcionados que evidencia soluções distintas para cada realidade e atende  às peculiaridades de cada região.

Os estudos envolvem temas que reduzem os danos causados por pragas, doenças e invasores nos sistemas de produção agropecuários, refletindo na melhoria da qualidade e na composição nutricional dos produtos.

Assim, pode-se dizer que, hoje, a agricultura tem como base a biotecnologia, pois a intersecção entre elas impactou econômica e socialmente, e teve reflexos significativos na economia nacional e mundial.

E você, já percebe a Biotecnologia presente nos produtos advindos da agricultura? Como ela se faz presente  no seu dia a dia?

Referências:


CARRER, Helaine; BARBOSA, André Luiz; RAMIRO, Daniel Alves. Biotecnologia na agricultura. Estudos Avançados 24 (70), 2010, São Paulo, v. 70, n. 24, p.149-164, 18 out. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v24n70/a10v2470.pdf>. Acesso em: 6 dez. 2018.

EMBRAPA (Brasília). Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria (Org.). Visão 2030: o futuro da agricultura brasileira. 2018. Disponível em: <https://www.embrapa.br/documents/10180/9543845/Vis%C3%A3o+2030+-+o+futuro+da+agricultura+brasileira/2a9a0f27-0ead-991a-8cbf-af8e89d62829>. Acesso em: 06 dez. 2018.

SEEDNEWS, Equipe. O poder do germoplasma. Seednews, Pelotas, v.33 , n. 6, p.30-34, nov/dez. 2018. Bimestral.

FELDENS, Leopoldo. O homem, a agricultura e a história. Lajeado: Univantes, 2018. 171 p. Disponível em: <https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/246/pdf_246.pdf>. Acesso em: 06 dez. 2018.

RAPELA, Miguel. Edição de Genes CRISPR-Cas. Seednews, Pelotas, v. 33, n. 22, p.28-33, jan/fev. 2018. Bimestral.

Revisado por Giovanna de Sá e Thais Semprebom

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações.