Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Estadual do Ceará (UECe) sob a supervisão da professora Cristiane Melo e pelo professor José Ferreira Nunes e realizada por alunos do programa de Mestrado Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (MPBiotec) resultou em um cicatrizante a partir da água de coco!
Não, você não leu errado! O cicatrizante em questão, que já foi testado em pés diabéticos com sucesso (diminuição de 21% no tempo de tratamento e aumento de 12% de altas), foi criado a partir da água de coco em pó e parece ter efeito local e sistêmico, sem efeitos colaterais observados.
Dessa forma, formulações não só de pomadas mas também de
soluções injetáveis, comprimidos e supositórios, por exemplo, podem ser elaboradas e utilizadas tanto para a medicina humana quanto veterinária.
A maravilha já está disponível sob prescrição em uma farmácia em específico, embora os testes ainda não tenham sido completamente finalizados. Você pode conferir mais detalhes na matéria original da UECe e também pode consultar o processo detalhado e até dados experimentais neste documento de pedido de patente!!