biomimética

Você já parou para pensar quantas vezes nos deparamos com tecnologias inspiradas na natureza no nosso dia a dia? A biomimética está presente em exemplos clássicos, como os aviões consagrados por Alberto Santos Dumont e baseados no vôo de pássaros, mais especificamente a ação das asas. Além de exemplos mais curiosos como os trajes de natação fabricados pela marca australiana Speedo, baseados em filamentos flexíveis presentes na pele de tubarões que reduzem a pressão e facilitam o movimento de atletas na água. Apesar da distância no tempo, ambas as tecnologias compartilham uma característica em comum: a imitação da vida.

O termo biomimética foi popularizado, em 1997, pela autora norte-americana Janine Benyus através do seu livro “Biomimética: Inovação Inspirada pela Natureza”. O conceito abrange, além da tecnologia, uma visão artística. É uma corrente contemporânea do design que busca soluções sustentáveis em mecanismos naturais, de forma a proporcionar mais funcionalidade em ambientes, vestuários e acessórios, além de produzir uma imersão sensorial.

A biomimética é uma ciência que se inspira na natureza para criar produtos e processos úteis ao ser humano. De modo similar, a biotecnologia se utiliza de fenômenos biológicos para desenvolver bens e serviços à comunidade. Criação e desenvolvimento se complementam. A finalidade? INOVAR.

O Centro Aquático Nacional de Beijing, popularmente chamado de Cubo D’água, é uma obra arquitetônica projetada para as Olimpíadas de 2008, em que foram aplicadas bolhas de um plástico especial para simbolizar a água. Estas bolhas permitem maior passagem de luz e calor, diminuindo em 30% a energia utilizada com iluminação e aquecimento, assemelhando-se estruturalmente a células vegetais.

Centro Aquático Nacional de Beijing inspirado em bolhas.

Engenheiros japoneses encontraram no formato do bico de pássaros Kingfisher a solução para um grande problema dos trens de alta velocidade: o ruído. A enorme quantidade de ruído produzido pelo deslocamento de ar, ocasionado antes dos trens entrarem em túneis, causava ondas de choque, levando a danos estruturais. O bico destes pássaros possui uma aerodinâmica ideal para mergulhos “silenciosos”, ou seja, quase não há perturbação da água, propiciando uma caçada mais eficiente. O novo nariz dos trens-bala permitiu reduzir drasticamente o problema, além de aumentar a velocidade dos mesmos em 10%, e reduzir em 15% o consumo elétrico.

Trem-bala com sua parte frontal inspirada no bico de pássaros.

Diversas vezes aliada à nanotecnologia, a biomimética tem apresentado destaque na indústria têxtil. E mais uma vez, o Japão sai ba frente com o tecido Morphotex, no qual buscou-se nas asas de borboletas azuis inspiração e ciência para elaborar a primeira fibra de tecidos estruturalmente colorida. As borboletas Morpho são encontradas em florestas da América do sul e estão entre as maiores borboletas do mundo. A cor vívida na parte superior de suas asas muda de cor de acordo com a reflexão da luz.

A propriedade fotônica é resultante de camadas microscópicas que se sobrepõe em diferentes escalas, sincronizando determinados comprimentos de onda. As variações de cor se devem a propriedades físicas, e não químicas. Através disso, criou-se um vestido que mimetiza este efeito, combinando fibras de poliéster e nylon, em camadas alternadas, que possuem sua espessura entre 70 e 100 nanômetros, podendo produzir quatro cores básicas: vermelho, verde, azul e violeta. Não há processo de tingimento na produção da fibra e não há utilização de corantes, o que torna este processo mais sustentável do que o tradicional utilizado por empresas, já que minimiza o impacto ambiental resultante dos rejeitos desses pigmentos.

Tecido Morthotex.

Com tantos exemplos, fica claro que a biomimética é o resultado da combinação inspirada e inspiradora entre ciência e arte. Permitindo assim, que a criatividade traga ambos para o dia a dia das pessoas de forma a melhorar, facilitar ou simplesmente embelezar o cotidiano.

Se interessou pela biomimética? Que tal ler mais em Biomimetismo: se inspirando na vida para encontrar soluções?

Referências:

THE BEST OF BIOMIMICRY: HERE’S 7 BRILLIANT EXAMPLES OF NATURE-INSPIRED DESIGN by Dallon Adams

http://www.donnasgro.com/Morphotex-Dress

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações.