Cientistas apostam em vírus para combater superbactérias

Um dos maiores problemas do tratamento de infecções bacterianas é a capacidade desses microrganismos de tornarem-se resistentes às drogas utilizadas (antibióticos), sendo então chamadas de superbactérias. Cientistas em todo o mundo buscam alternativas viáveis para o combate das superbactérias e a maioria das tentativas não obtém êxito. Um estudo recente, entretanto, despertou nova esperança para o combate desses micróbios, e a biotecnologia está presente nesse processo.

A estratégia de tratamento contra as superbactérias é a utilização de vírus geneticamente modificados. O estudo foi apresentado durante a CRISPR 2017 Conference, nos Estados Unidos. Utilizando a técnica de edição genética CRISPR, pesquisadores mostraram que é possível produzir bacteriófagos para atacar microrganismos super-resistentes e induzi-los à autodestruição do seu DNA.

O objetivo dos cientistas é utilizar esse tipo de edição gênica para fabricar vírus capazes de danificar o gene da resistência nas bactérias — ou seja, utilizar a estratégia das bactérias contra elas mesmas.

Saiba mais sobre essa notícia acessando a Veja.

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Dilatex Efeitos Colaterais

Eu amo o seu site !.

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações.