Conheça os cientistas candidatos que querem formar a “Bancada da Ciência”

As eleições estão se aproximando e nós do Profissão Biotec consideramos que a escolha do candidato deve ser feita com bastante critério e após estudar sua história e suas propostas. Como biotecnologistas, a pauta da ciência e tecnologia (C&T) é de grande relevância para nós.

Nos últimos anos, ocorreram diversos cortes na C&T e nas verbas de institutos de pesquisa, universidades e agências de fomento a bolsas de pesquisa. O descaso do governo com a ciência e a educação vem ocorrendo não só no Brasil, mas no mas no mundo como um todo também.

Por conta disso, os cientistas começaram a perceber que se querem que o governo se importe com a ciência e as pesquisas, eles devem se fazer serem ouvidos.

Surgiram movimentos como a March for Science (ou Marcha pela Ciência) que advoga por políticas públicas baseadas em evidências e maiores investimentos em pesquisa. Alguns cientistas resolveram até se aventurar na política. Nos EUA, para o ano de 2018 foi a vez em que o maior número de pesquisadores decidiu se candidatar para o Congresso. O grupo 314 Action busca ajudar mais cientistas americanos a atingir esse objetivo.

E no Brasil? No nosso país o movimento político dos cientistas começa a tomar forma e alguns deles se candidataram a senadores e deputados nas eleições de 2018, buscando formar uma “bancada da ciência” no Congresso para favorecer políticas que beneficiem a C&T no país, e também fomentar decisões políticas baseadas em evidências.

São os candidatos*: Jorge Venâncio, candidato a deputado federal pelo PPL; o antropólogo Walter Neves (PPL), candidato a deputado federal por São Paulo; Mariana Moura (PPL), membro dos Cientistas Engajados e candidata a deputada estadual por São Paulo; a historiadora Tamara Naiz (PCdoB) candidata a deputada distrital; o cientista político Daniel Cara (PSOL), candidato a senador; a matemática e filósofa Tatiana Roque (PSOL), candidata a deputada federal pelo Rio; o físico Alexandre Costa (PSOL), candidato a deputado federal pelo Ceará.

Quer saber mais sobre os candidatos?* Leia essa matéria da Folha que apresenta os candidatos, suas trajetórias e o que os motivou a entrar para a política.

Você sabe de mais algum candidato cientista ou que apoia a C&T? Deixe nos comentários!

 

BÔNUS: E quais as propostas dos presidenciáveis para C&T?*

No dia 29 de julho diversos pesquisadores e divulgadores de ciência sabatinaram os pré-candidatos à Presidência sobre suas propostas para a ciência e a educação, no evento Conhecer Eleições 2018: debate com presidenciáveis.

Todas as entrevistas estão disponíveis online no canal do Science Vlogs. Além disso, alguns sites como o Nexo Jornal,  Portal SBPC e Mural Científico fizeram um compilado com as propostas dos presidenciáveis para a C&T e educação.

 

* O Profissão Biotec fez essa notícia para fins informativos e não está apoiando nenhum candidato ou partido político.

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações.