Cientistas criam gadget que lê o DNA humano

Já imaginou a possibilidade de utilizar dados genéticos de pacientes na rotina médica? Em como seria mais prático, por exemplo, utilizar a análise do DNA mutado de cânceres para escolher o melhor tratamento, ou analisar o código genético das bactérias para detectar a resistência aos antibióticos precocemente?

Essa realidade pode estar mais próxima do que esperamos. Segundo o professor Nicholas Loman, um dos pesquisadores da Universidade de Birmingham, Reino Unido, “Nós passamos de uma situação em que você só pode fazer o sequenciamento do genoma investindo muito dinheiro em laboratórios bem equipados para uma onde podemos ter o sequenciamento do genoma literalmente no seu bolso, assim como um telefone celular. Isso nos dá uma oportunidade de realmente começar a sequenciar o genoma como uma ferramenta de rotina, talvez algo que as pessoas possam fazer em sua própria casa”.

O MinION, novo aparelho do tamanho de um celular, criado pela empresa inglesa Oxford Nanopore, pode se tornar o novo serviço para análise de DNA de qualquer pessoa. “Ele nos dá uma oportunidade incrível de começar a sequenciar o genoma como uma coisa de rotina, algo que as pessoas possam fazer em suas próprias casas”, afirmou Nicholas Loman, um dos criadores do gadget.

Esse gadget é diferente porque consegue decodificar trechos longos do DNA, diferente dos os métodos atuais que não o fazem. Hoje, para ler o código genético é preciso quebrá-lo em pequenos pedaços, decodificá-los e depois reconstruir tudo, um processo difícil, lento e caro. Segundo os cientistas, o novo dispositivo tem precisão de 99,5%, e permite observar trechos do DNA humano que foram pouco estudados até hoje.

Super interessante, não?!

Leia a notícia na íntegra para saber mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *