[et_pb_section admin_label=”section”][et_pb_row admin_label=”row”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Text 1″ background_layout=”light” text_orientation=”justified” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Nos dias 04 e 05 de setembro de 2018 ocorreu a  BIO Latin America, um evento que reúne os grande nomes da Biotecnologia da América Latina. O Profissão Biotec, representado pela Natália Videira e Caroline Salvati, teve a honra de estar presente no evento a convite do BIO (Biotechnology Innovation Organization), Biominas Brasil e Allbiotech. Embora já soubéssemos que o evento seria uma oportunidade de encontrar os grandes “players” da área, não sabíamos exatamente o que esperar.

[/et_pb_text][et_pb_image admin_label=”Image 1″ src=”http://profissaobiotec.com.br/wp-content/uploads/2018/09/a.png” url_new_window=”on” animation=”off” show_in_lightbox=”off” url=”http://www.brasnutri.org.br/arquivos/numeros_setor/2017_atualizado.pdf” use_overlay=”off” sticky=”on” align=”center” max_width=”600px” force_fullwidth=”off” always_center_on_mobile=”on” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”] [/et_pb_image][et_pb_text admin_label=”Legenda” background_layout=”light” text_orientation=”justified” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” saved_tabs=”all”]
Foto do primeiro dia do evento. Área de seminários e Arena de Inovação a direita. Foto cedida por Sidney Bordignon.
[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Text 2″ background_layout=”light” text_orientation=”justified” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” saved_tabs=”all”]

Evento focado no networking entre os participantes

Logo no primeiro dia percebemos que o evento era todo voltado para o networking. Ele era composto de três principais atividades: palestras e mesas-redondas, nas quais profissionais de destaque foram convidados para discutir assuntos relevantes como Inovação na Indústria e Empreendedorismo; Arena de Inovação, onde startups de biotecnologia apresentavam  seu negócio; e o One-to-one partnering, um sistema  que permitia o agendamento de reuniões entre as organizações presentes no evento. Todas estas atividades ocorriam ao mesmo tempo, deixando a gente motivado a querer aproveitar o máximo possível e integrar tudo que estávamos vendo.

[/et_pb_text][et_pb_image admin_label=”Image 2″ src=”http://profissaobiotec.com.br/wp-content/uploads/2018/09/b-1.jpeg” url_new_window=”on” animation=”off” show_in_lightbox=”off” url=”https://unsplash.com/photos/tr1po6kOWEc” use_overlay=”off” sticky=”on” align=”center” max_width=”600px” force_fullwidth=”off” always_center_on_mobile=”on” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”] [/et_pb_image][et_pb_text admin_label=”Legenda” background_layout=”light” text_orientation=”justified” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” saved_tabs=”all”]
Cabines para reuniões do sistema “One-to-one partering”. Fonte: Biominas Brasil
[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Text 3″ background_layout=”light” text_orientation=”justified” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Oportunidade para conversar com grandes nomes da biotecnologia no país

E não importava se você era “grande” ou “pequeno”, todos os participantes podiam agendar um horário no sistema One-to-one partnering para conversar com representantes de grandes empresas nacionais e multinacionais de biotecnologia, de institutos de pesquisa como a EMBRAPA e os Institutos Senai de Inovação (ISI), com representantes de instituições do governo como a EMBRAPII e o Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação e Comunicações (MCTIC).

Em eventos tradicionais, quando queremos conversar com algum palestrante ou pesquisador, temos que ficar “caçando” eles no evento, buscando um momento para trocar algumas palavrinhas. Mas no BIO, o networking estava em primeiro lugar: pudemos agendar reuniões no sistema e garantir que conseguiríamos conversar com aquele pesquisador ou empresa interessante.

A importância de parcerias

E não foi só nesse sistema de agendamento que o networking foi destacado. Em todas as palestras e mesas-redondas foi enfatizado que para o desenvolvimento e a aplicação de inovações em biotecnologia no país é necessário que ocorra a parceria entre grandes empresas, pesquisadores universitários com ideias inovadoras, startups e órgãos do governo.

Ouvindo opiniões diferentes chegamos mais longe

Além disso, o próprio formato de mesa-redonda para favorecia a discussão entre os participantes, pois ao invés de apresentações individuais e desconectadas entre os convidados, o mediador instigava a discussão. Diversos temas relevantes foram abordados ao longo dos dois dias de eventos, tais como inovação, empreendedorismo, bio-economia, promessas da agricultura para um futuro sustentável, indústria 4.0, regulação de biofármacos e propriedade intelectual, sempre promovendo a discussão entre os convidados.

Aline Dumaresq, coordenadora em Biotecnologia do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos (SENAI CETIQT), foi mediadora da mesa-redonda intitulada “Avanços na bioeconomia através da Biologia Sintética” e nos conta um pouco da sua experiência no evento: “O evento proporcionou ricos debates sobre o estado da Biotecnologia. No painel que participei, estavam experts de diferentes organizações, com diferentes perspectivas, para discutir como as ferramentas da biologia sintética estão alavancando a bioeconomia, e levantar as agendas necessárias para reduzir os gaps dessa área no Brasil e na América Latina”.

A troca de ideias entre os participantes era incentivada também na hora do almoço, nos coquetéis e coffee break. Não houve um momento em que a programação foi interrompida para a refeição: tudo acontecia ao mesmo tempo. Desta forma, não havia a necessidade de mudar de local ou de interromper uma conversa.

[/et_pb_text][et_pb_image admin_label=”Image 3″ src=”http://profissaobiotec.com.br/wp-content/uploads/2018/09/c.jpg” url_new_window=”on” animation=”off” show_in_lightbox=”off” url=”https://unsplash.com/photos/tr1po6kOWEc” use_overlay=”off” sticky=”on” align=”center” max_width=”600px” force_fullwidth=”off” always_center_on_mobile=”on” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”] [/et_pb_image][et_pb_text admin_label=”Legenda” background_layout=”light” text_orientation=”justified” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” saved_tabs=”all”]
Coquetel no final do primeiro dia do evento.  Fonte Biominas Brasil.
[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Text 4″ background_layout=”light” text_orientation=”justified” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Jovens representantes do Allbiotech estavam presentes no evento

Aproveitamos o evento também para conhecer pessoalmente alguns dos brasileiros que foram selecionados para participar do Allbiotech 2018, um evento que reúne os 100 jovens líderes da área de Biotecnologia mais promissores da América Latina. A Mariana Ritter Rau, Verônica Dias Torres e a Mariana Bertini, além de outros 7 jovens, representarão o Brasil no evento. Se você ainda não conhece o Allbiotech, confira este texto aqui onde contamos como foi a edição 2017.

[/et_pb_text][et_pb_image admin_label=”Image 4″ src=”http://profissaobiotec.com.br/wp-content/uploads/2018/09/d.jpg” url_new_window=”on” animation=”off” show_in_lightbox=”off” url=”https://unsplash.com/photos/tr1po6kOWEc” use_overlay=”off” sticky=”on” align=”center” max_width=”600px” force_fullwidth=”off” always_center_on_mobile=”on” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”] [/et_pb_image][et_pb_text admin_label=”Legenda” background_layout=”light” text_orientation=”justified” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” saved_tabs=”all”]
Da esquerda para a direita: Daniel Dominguez, coordenador geral do Allbiotech 2018; Caroline Salvati, representante do Profissão Biotec e participante do Allbiotech 2017; Mariana Ritter Rau e Mariana Bertini, líderes selecionadas para participar da edição 2018; Liliane Carvalho, líder brasileira da edição 2017; e Veronica Dias Torres, líder selecionada para a edição 2018. Foto: Arquivo pessoal.
[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Text 4″ background_layout=”light” text_orientation=”justified” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

O representante mexicano do Allbiotec, Daniel Dominguez também esteve presente e deixou uma mensagem para os leitores do Profissão Biotec:

“A Conferência BIO Latin America foi um ponto de encontro dos principais atores da biotecnologia na região, gerando uma maior integração e integração na indústria.
Os países da América Latina precisam iniciar a transição de uma economia baseada em manufatura e recursos naturais para uma economia baseada em conhecimento e inovação. Isso foi demonstrado nas discussões em que foi feito um apelo aos tomadores de decisão para encorajar a adoção da biotecnologia como um motor do desenvolvimento econômico.
Eu tive a honra de participar da mesa-redonda “Empreendedorismo na América Latina”, discutindo os desafios para a criação de empresas de base tecnológica e a necessidade de promover o empreendedorismo e atrair investimentos de setores tradicionais. As reflexões durante a tabela deixam claro que as startups devem ser a principal fonte de inovação para o setor. Iniciativas como a Biostartup Lab, da Biominas, são fundamentais para o fortalecimento do ecossistema do empreendedorismo latino-americano.
Como representante da Allbiotech, acredito que esse tipo de evento é necessário para promover o desenvolvimento da biotecnologia na América Latina e promover a integração regional. É necessário que em edições futuras tenhamos mais participantes dos países de língua espanhola e, mais importante, uma maior participação de jovens, como futuros líderes do setor.”
[/et_pb_text][et_pb_image admin_label=”Image 4″ src=”http://profissaobiotec.com.br/wp-content/uploads/2018/09/e.jpeg” url_new_window=”on” animation=”off” show_in_lightbox=”off” url=”https://unsplash.com/photos/tr1po6kOWEc” use_overlay=”off” sticky=”on” align=”center” max_width=”600px” force_fullwidth=”off” always_center_on_mobile=”on” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”] [/et_pb_image][et_pb_text admin_label=”Legenda” background_layout=”light” text_orientation=”justified” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” saved_tabs=”all”]
Daniel Dominguez, coordenador geral do Allbiotech 2018, durante sua participação na mesa-redonda “Empreendedorismo na América Latina”.
[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Text 5″ background_layout=”light” text_orientation=”justified” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

As startups de biotecnologia tiveram seu momento no BIO

O BIO Latin America também se importou em apresentar startups de biotecnologia para grandes empresas, para favorecer parcerias e investimentos. Isso aconteceu durante a exposição de estandes das startups na Arena de Inovação e durante pitchs das startups para o Demoday do BioStartup Lab e no desafio Startup Stadium. Confira aqui a notícia sobre a apresentação das startups no BIO Latin America.

“Semana passada tivemos o privilégio de participar da Bio LatinAmerica. Uma oportunidade muito rica de conectar com pessoas do ecossistema de biotecnologia no país que demonstra sinais de crescimento. Esperamos que eventos desse calibre se tornem cada vez mais comuns e o ambiente de inovação, empreendedorismo e investimento se sedimente no nosso país! “ Marcos Valadares- CEO PluriCell Biotech

“Take-home message” do evento: deixe a timidez de lado e faça novos contatos

O evento foi muito importante para favorecer o cenário da biotecnologia no país e também trouxe uma lição muito interessante: a importância do networking para a geração de parcerias e o crescimento da rede de contatos. O Profissão Biotec acredita que conhecer e interagir com pessoas de outras áreas é muito importante para conhecer novas ideias e opiniões, e que deveríamos ter mais eventos nesse sentido.

Nós conhecemos muita gente nova neste dois dias, entre profissionais de diversas organizações, empreendedores e estudantes da área de Biotecnologia, que nos trouxeram horizontes diferentes. Saímos de lá fervilhando de ideias novas para o Profissão Biotec, que vamos colocar em prática logo logo! Fiquem de olho nas nossas redes para não perder as novidades.

[/et_pb_text][et_pb_image admin_label=”Image 4″ src=”http://profissaobiotec.com.br/wp-content/uploads/2018/09/f.png” url_new_window=”on” animation=”off” show_in_lightbox=”off” url=”https://unsplash.com/photos/tr1po6kOWEc” use_overlay=”off” sticky=”on” align=”center” max_width=”600px” force_fullwidth=”off” always_center_on_mobile=”on” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”] [/et_pb_image][et_pb_text admin_label=”Legenda” background_layout=”light” text_orientation=”justified” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” saved_tabs=”all”]
Natalia Videira e Caroline Salvati representando o Profissão Biotec no BIO Latin America 2018. Foto: Arquivo pessoal.
[/et_pb_text][et_pb_image admin_label=”autor” src=”http://profissaobiotec.com.br/wp-content/uploads/2017/01/Perfil_Carol.png” url_new_window=”on” animation=”off” show_in_lightbox=”off” use_overlay=”off” sticky=”on” align=”center” max_width=”600px” force_fullwidth=”off” always_center_on_mobile=”on” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”] [/et_pb_image][et_pb_text admin_label=”Text 5″ background_layout=”light” text_orientation=”justified” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

 

 

[/et_pb_text][et_pb_image admin_label=”autor” src=”http://profissaobiotec.com.br/wp-content/uploads/2018/09/Perfil_Natalia_atualizado2018.png” url_new_window=”on” animation=”off” show_in_lightbox=”off” use_overlay=”off” sticky=”on” align=”center” max_width=”600px” force_fullwidth=”off” always_center_on_mobile=”on” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”] [/et_pb_image][et_pb_text admin_label=”revisores” background_layout=”light” text_orientation=”center” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]
Revisado por Mariana Pereira

 

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações. 

X