O perito criminal é o profissional especializado para analisar criticamente as cenas e os locais onde ocorreram crimes. O seu campo de atuação envolve estudar o corpo da vítima, os objetos envolvidos e o local do crime, a fim de entender como ocorreu o delito. Essa área envolve profissionais de diversos segmentos – de biotecnologia à informática. Mas onde o biotecnologista pode atuar?

Fonte: Guiato

A resposta está no DNA: o biotecnologista pode realizar análise do perfil genético dos indivíduos suspeitos e do DNA contido nos objetos e local do crime, podendo afirmar assim se a pessoa esteve ou não envolvida. Esta conclusão é possível pois cada pessoa é única e apresenta um perfil genético distinto. O mais legal é que isso não ocorre somente em séries de investigação criminal como CSI: No Brasil, em maio de 2012, foi sancionada a Lei N° 12.654 que cria um banco de DNA para identificação genética de condenados por crimes violentos como homicídio, extorsão mediante sequestro, estupro, entre outros. Assim, é possível identificar criminosos reincidentes.

O sistema utilizado para realizar estas comparações é o CODIS (Combined DNA Index System), criado pelo FBI, que é um banco de dados que armazena perfis de DNA. Este sistema utiliza 13 marcadores genéticos, dispersos em diversos cromossomos, e mais outro marcador que identifica o sexo do criminoso. Usando esse banco de dados, é possível comparar o perfil genético obtido de objetos e/ou do local do crime com os indivíduos já cadastrados.

Comparando perfis genéticos. Fonte: G1

Os exames de DNA podem ser aplicados não só no reconhecimento dos indivíduos suspeitos, mas também na identificação de cadáveres em estado avançado de decomposição ou carbonizados, identificação de corpos mutilados, investigação de paternidade, etc. A análise do DNA é uma ferramenta incontestável que transformou a investigação criminal, tornando-a mais acurada.

Quando vemos um caso de crime em séries de TV, parece que a profissão de “investigador” é sempre eletrizante e cheia de mistérios – mas na verdade envolve muito trabalho e empenho na busca da verdade. Dia 4 de dezembro será o dia do perito criminal e queremos parabenizá-los pelo excelente trabalho prestado!

Fontes:

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/05/dilma-sanciona-lei-que-cria-banco-de-dna-de-criminosos-no-pais.html

https://www.fbi.gov/services/laboratory/biometric-analysis/codis

http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2010/11/09/como-o-dna-e-usado-em-investigacoes-criminais.htm

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações. 

X