A poliomielite, também conhecida por pólio ou paralisia infantil, é uma doença infecciosa aguda, causada pelo enterovírus Poliovírus. Este vírus pode infectar crianças e adultos, e pode levar à paralisia parcial ou total.
No início do século XX, esta foi uma das doenças mais temidas nos países industrializados e em desenvolvimento, paralisando centenas de milhares de crianças a cada ano. A pólio começou a ser controlada pouco depois da introdução de vacinas eficazes nas décadas de 1950 e 1960. Durante a década de 1970, a vacinação foi incentivada a nível mundial, como parte dos programas nacionais de imunização, ajudando a controlar a doença em muitos países.
Mesmo sendo considerada uma doença controlada, pesquisadores continuam buscando alternativas para melhorar as formas de prevenção à doença e métodos preventivos mais baratos e práticos.
Em estudos recentes realizados por cientistas do Centro John Innes, na Inglaterra, plantas de tabaco foram utilizadas para a produção da vacina contra a poliomielite, método que pode transformar a forma de fabricação de imunizantes, o processo é barato, fácil e rápido.
Os pesquisadores afirmam que além de ajudar a eliminar a pólio, a abordagem pode auxiliar na resposta de forma mais imediata contra ameaças inesperadas como o vírus da zika ou o ebola.
Ficou curioso para saber mais sobre essa nova alternativa de combate à pólio? Leia a notícia do G1.