Estudo para combater HIV rende prêmio internacional à Embrapa

A pesquisa desenvolvida pela parceria entre a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH, sigla em inglês), a Universidade de Londres e o Conselho de Pesquisa Científica e Industrial da África do Sul (CSIR – sigla em inglês), recebeu no dia 15 de novembro um prêmio internacional pela excelência na transferência de tecnologia, concedido pelo Consórcio Federal de Laboratórios do Médio-Atlântico (FLC MAR, sigla em inglês).

O estudo realizado pode auxiliar no combate ao vírus da Aids. O trabalho, já publicado em artigo na revista Science em 2015, comprovou que sementes de soja geneticamente modificadas (GM) são uma biofábrica viável para produção, em larga escala, de uma proteína extraída de algas marinhas chamada cianovirina, que é eficiente contra o HIV.

Segundo o pesquisador da Embrapa e conselheiro do CIB, Elibio Recha, “as sementes de soja acumulam normalmente 40% de proteína, por isso são indicadas para produção de cianovirina, a um baixo custo, com facilidade de transporte e estoque. Há mais de uma década, iniciamos no Brasil e nos EUA a purificação dessa proteína, para obtermos uma matéria-prima 100% pura. Tecnicamente, o mais difícil em todo esse processo já foi feito. Os próximos passos, agora, são produzir as sementes e gerar proteína em larga escala e, então, realizar os estudos pré-clínicos e clínicos”.  O pesquisador explica ainda que, como a finalidade dessa soja é medicamentosa, a ideia é que ela não seja cultivada no campo, mas em estufas e casas de vegetação, sob condições controladas.

Ficou curioso? Leia a notícia na íntegra.

Leia também a notícia da Embrapa ainda em 2015, quando o artigo sobre o estudo foi publicado.

 

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações. 

X