BiotecnoloQuê?

super biotecnologista

Biotecnologista é o profissional com formação acadêmica em Biotecnologia, uma área em franca expansão, no Brasil, desde a década de 70.

biotec definição wikipediaA biotecnologia, todo mundo já conhece. (Fonte: Wikipedia)

Agora, e o biotecnologista – de onde ele vem? o que ele faz? quem ele é? Vamos esclarecer essas e outras dúvidas aqui. Vem conosco!

O biotecnologista é um profissional completo: multidisciplinar, versátil, resolutivo. Seu curso de graduação dura entre 5 a 10 semestres, dependendo se é tecnológico ou bacharelado. O curso está presente nas principais universidades do país, do qual ele se forma altamente capacitado em áreas de Biologia, Química, Física, Informática, e em suas subáreas.

biotecnologia diagrama de VennFonte: Wikipedia

Os cursos de biotecnologia não se restringem apenas a conhecimentos práticos, abrangem também conhecimentos teóricos facilitadores frente a desafios e problemas do século XXI.

Pode atuar desde o planejamento e desenvolvimento de um novo produto até o patenteamento deste, em indústrias ou em laboratórios privados e públicos. A Biotecnologia surgiu para solucionar diversas problemáticas ambientais, alimentícias, agrícolas, e da saúde humana e animal, como podemos ver a seguir.

biotec: áreas

Saúde

A biotecnologia vermelha utiliza organismos, ou parte deles, e seus produtos para fins farmacológicos visando a saúde humana e animal. Bem como a produção de tecnologias para fins clínicos e terapêuticos.

Vegetal

Na biotecnologia verde, o profissional pode atuar tanto no melhoramento genético em plantas de interesse agrícola ou ornamental, quanto na produção de biocombustíveis a partir de espécies vegetais. O biotecnologista também se interessa no controle biológico de pragas a partir de abordagens relacionadas à espécie vegetal afetada ou à própria praga.

Ambiental

Na biotecnologia cinza, a atuação é mais voltada à biorremediação – processo no qual organismos vivos ou seus produtos são usados para minimizar os efeitos de poluentes em um dado ambiente – e ao reaproveitamento de matéria orgânica, também como biocombustível ou como adubo orgânico, por exemplo.

Marinha

A biotecnologia azul concentra-se na utilização de organismos aquáticos, seja na área de cosméticos, na alimentícia, na bioenergia, ou até mesmo se entrelaçando com a biotecnologia vermelha.

Industrial

A biotecnologia branca abrange as aplicações industriais de organismos vivos ou parte deles na área química, alimentícia e de energia, além da produção de novas tecnologias.

Além dessas grandes áreas aplicadas, o biotecnologista atua também na área de bioinformática, desenvolvendo pesquisas básicas (relacionadas a estudos evolutivos, por exemplo) ou softwares com diferentes aplicações industriais, principalmente na área farmacêutica

A característica interessante do profissional da biotecnologia é justamente ter conhecimento em todas essas áreas, enxergando a interdisciplinaridade que existe entre elas e gerando melhores resultados na área em que se especializa.

O biotecnologista é o profissional do futuro e o futuro é agora!

Perfil_Vanessa.png