No início deste mês, o Laboratório Cristália recebeu a aprovação do primeiro medicamento biossimilar nacional, a somatropina ou Hormônio do Crescimento Humano. Dentre suas indicações, destacam-se: tratamento de longo prazo de crianças com distúrbios de crescimento, pacientes com síndrome de Turner, síndrome de Prader-Willi, entre outras condições.
O desenvolvimento deste medicamento começou com uma parceria entre a Cristália e a Universidade Federal do Amazonas, que construiu o linhagem bacteriana recombinante produtora do hormônio. As etapas seguintes foram realizadas na Divisão de Biotecnologia da empresa e também na Fiocruz/Biomanguinhos, através de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), programa do Ministério da Saúde que visa ampliar o acesso do SUS a medicamentos considerados estratégicos. Embora já existam outros biossimilares aprovados no Brasil, este é o primeiro com tecnologia completamente nacional.
O Hormônio do Crescimento Humano é produzido no Complexo Industrial do Cristália, localizado em Itapira-SP e poderá suprir 100% da demanda nacional .
Leia mais no site da Cristália.