Primeiro fármaco de RNA de interferência é aprovado nos EUA

O fármaco Onpattro (patisiran) da empresa Alnylam Pharmaceuticals  foi aprovado pela FDA (Food and Drugs Administration) dos EUA para o tratamento de uma rara doença hereditária por meio do silenciamento de um gene específico.

O patisiran é a primeira terapia utilizando RNA de interferência (RNAi) para o silenciamento gênico a ser aprovado pelo FDA. Esse novo fármaco foi desenvolvido para tratar uma doença hereditária chamada Amiloidose de transtirretina (TTR), uma doença rara, progressiva e geralmente fatal.

 

A photograph of Alnylam's Onpattro (patisiran) packaging and product vial

Fonte: © Business Wire

Uma mutação em pacientes com Amiloidose de transtirretina leva à produção da forma desenolvelada da transtirretina (TTR), uma proteína produzida principalmente pelo fígado. A TTR normal transporta vitamina A e o hormônio tiroidiano tiroxina no sangue e no fluído cérebroespinal. As proteínas mutantes são depositadas principalmente no coração e nos nervos periféricos, formando fibras amilóides e causando sintomas de cardiomiopatia. O patisiran silencia o gene da TTR utilizando curtos pedaços de RNA dupla-fita que possuem como o alvo o RNA mensageiro (mRNA) que codifica para a proteína mutante, destruindo-o.

O patisiran é compostos por nanopartículas lipídicas que contém o siRNA. Essas nanopartículas entregam o siRNA para o fígado, reduzindo grande parte da expressão do gene TTR mutante.

O RNAi é um processo natural que foi primeiro descrito em 1998 pelos biólogos moleculares americanos Andrew Fire e Craig Melo, que receberam o Prêmio Nobel de fisiologia ou medicina em 2006 por essa descoberta. Explorar o uso do potencial terapêutico dos RNAi não é tão trivial, pois é difícil fazer com que os pequenos RNAi (siRNA) sejam entregue nos tecidos corretos no paciente, sem serem degradados por enzimas nucleases e sem promoverem efeitos colaterais.

Essa aprovação do FDA abre caminho para que toda uma nova classe de medicamentos (baseados em RNAi) estejam disponíveis para uso médico nos próximos anos. Por exemplo a americana Quark Pharmaceuticals tem já em testes clínicos uma terapia baseada em RNAi  para ‘função retardada de enxerto'(DGF, delayed graft function) após transplantes de rim, e a também americana Arrowhead Pharmaceuticals está trabalhando em um tratamento para uma forma crônica de hepatite B.

Confira a matéria original em inglês no site da Chemistry World.

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações. 

X