Notícias

Nós, do Profissão Biotec, dedicamos nosso tempo e nossos esforços para trazer sempre as melhores informações sobre biotecnologia para você! A sua participação, seja com curtidas, comentários ou compartilhamentos, é o que nos motiva a continuar e sempre melhorar. Sendo assim, organizamos um top 10 de notícias que mais impactaram os seguidores na página do Profissão Biotec no Facebook, juntamente com algumas sugestões de leituras.

Será que você perdeu alguma notícia bombástica? Confira e fique por dentro do que a Biotecnologia trouxe de melhor no último semestre!

  1. Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia
Realização de uma vida dedicada à pesquisa.

Não poderia ter sido diferente: o prêmio Nobel desse ano ficou entre as 10 notícias que fizeram sucesso.

O biólogo japonês Yoshinori Ohsumi, de 71 anos, professor do Instituto Tecnológico de Tóquio(Japão), foi anunciado vencedor no dia 03 de Outubro.

Ele foi laureado por suas contribuições para a elucidação dos mecanismos de autofagia, processo biológico em que as células digerem a si mesmas e se renovam, eliminando e reaproveitando componentes celulares. Na sua pesquisa,  verificou que a autofagia existe em leveduras e identificou os genes-chave envolvidos no processo.

Notícias: https://goo.gl/0CTdBy

Leitura indicada: Ohsumi, Yoshinori. Historical landmarks of autophagy research. Cell Research, 2014.

  1. Biopetróleo
Do esgoto para o tanque do seu carro.

Uma das mais importantes atribuições biotecnológicas é encontrar formas mais sustentáveis de energia,- e o biopetróleo pode ser uma alternativa viável!

Utilizando esgoto como matéria-prima, a tecnologia imita as condições geológicas que a Terra utiliza para criar petróleo bruto, usando altíssimas temperaturas e muita pressão. O processo, chamado de liquefação hidrotérmica (HTL, na sigla em inglês), obtém em minutos algo que a natureza leva milhões de anos para fazer. A produção desse biopetróleo em larga escala pode revolucionar toda a sociedade em que vivemos!

Notícias: https://goo.gl/IsFotz

Leitura indicada: Snowden-Swan, et. al. Hydrothermal Liquefaction and Upgrading of Municipal Wastewater Treatment Plant Sludge: A Preliminary Techno-Economic Analysis, 2016.

  1. Bioetanol a partir de Iodo branco, resíduo industrial

O meio ambiente agradece!

Ainda na linha ambiente/energia, pesquisadores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP desenvolveram um método que, além de oferecer alternativa limpa para o processo de branquear o papel, ainda produz bioetanol.

Conforme o biólogo Jorge Henrique Almeida Betini, responsável pela pesquisa, foram utilizadas u enzimas fúngicas para quebrar moléculas do lodo branco. Esse resíduo se constitui, na maior parte, por fibras microscópicas de celulose e restos de amido.

Tudo isso graças  à nossa queridíssima Saccharomyces cerevisiae, que realiza a biotransformação  do Iodo branco, resíduo da indústria de papel e celulose, altamente nocivo ao meio ambiente, em bioetanol.

Notícias: https://goo.gl/NRgXv2

Leitura indicada: A estrela da indústria alimentícia

  1. Biotecnologia na luta contra o câncer

A bactéria do bem!

Outra grande e promissora área da Biotecnologia, a saúde, ganha destaque na nossa página. Mais especificamente contra doenças de difícil tratamento, como o câncer. Uma pesquisa muito promissora com a bactéria anaeróbica Clostridium novyi foi uma das destacadas esse ano.

Sabendo que no interior de tumores encontram-se células que possuem pouco ou nenhum aporte de oxigênio, cientistas dos Estados Unidos utilizam a bactéria para invadir essas regiões e acabar com as células cancerígenas. Mas havia um  problema: a bactéria produzia uma toxina que impossibilitava seu uso. Pensando nisso, eles modificaram o genoma bacteriano para que não produzisse mais essa toxina. 
Já foram realizados até testes clínicos e o tratamento foi tão bom que o tumor foi praticamente destruído, não apresentando células que pudessem recomeçar o processo.

Notícias: https://goo.gl/7u8OGA

Leitura indicada: Long H. Dang, et. al, Combination bacteriolytic therapy for the treatment of experimental tumors, CrossMark, 2001

  1. As enzimas!

Enzimas, as queridinhas da indústria.

Principal agente da Biotecnologia as enzimas são as próprias máquinas que conduzem os processos biotecnológicos.

Possuindo como principais vantagens a biodegrabilidade e menor custo de energia, substituem substâncias químicas e sintéticas tornando processos mais sustentáveis. Elas estão presentes em todas as indústrias, desempenhando funções como a transformação de moléculas nocivas a determinados grupos de pessoas, como na transformação da lactose.

Notícias: https://goo.gl/vVCez6
Leitura indicada: Enzimas quando a importância é infinitamente maior que o tamanho

  1. Startup de Biotecnologia

DINO e sua tecnologia revolucionária.

O empreendedorismo nunca esteve tão em alta, ainda mais na Biotecnologia, e aqui não poderia ser diferente.

Considerada entre as 12 melhores startups do Brasil pelo primeiro ciclo de aceleração 2016 do Programa InovAtiva Brasil, a TÁQUION, empresa cearense possui foco no desenvolvimento de dispositivos médicos para diagnóstico rápido.

A tecnologia é uma plataforma flexível para exames rápidos de diversas doenças, com capacidade de mobilidade, segurança, precisão de resultados e capacidade de empoderar profissionais de saúde a realizarem exames no consultório/ambulatório/emergências para, por exemplo,  Dengue, Zika, Hepatites, Infarto, Viroses, entre outras. 
“A tecnologia que desenvolvemos envolve nanotecnologia, biotecnologia e microeletrônica, sendo capaz de realizar e entregar o laudo em até 5 minutos, com precisão nos resultados, pois equilibra fatores como especificidade e sensibilidade. Além disso, é escalável para vários outros tipos de exames” afirma Eduardo Tavares, diretor da Táquion Inovação.

Releia a notícia: https://goo.gl/Q2G1U0

Leitura indicada: 7 dicas para empreender em Biotecnologia

  1. Biotecnologia contra a fome mundial

Muito amor envolvido nessa profissão.

Parece papo de miss universo, mas a Biotecnologia é uma das ferramentas mais promissoras e efetivas para combater a fome mundial.

As enzimas ganham novamente destaque nesse quesito, pois consomem pouca energia e geram um impacto ambiental mínimo, assim os microrganismos produtores destas podem ser utilizados na transformação de alimentos, como pão e queijo, além de aplicados diretamente em plantações.

Sua aplicação em lavouras vai desde o biocontrole de pragas, até o aumento da produtividade através da produção de enzimas que auxiliam na captação de nutrientes da planta.

Outra vertente não menos importante da Biotecnologia na agricultura, a transgenia pode ser um recurso para ampliar os campos de plantação, podendo tornar as mudas resistentes a altas ou baixas temperaturas e possíveis restrições nutricionais do solo.

Releia a notícia: https://goo.gl/IxqCif

Leitura indicada: Paul Diehl, Can Genetically Modified Food Feed the World?, The balance, 2016.

  1. Sabonete que mata 99,9% das bactérias é 100% seguro?

Afinal quem é o vilão o sabonete ou as bactérias?

A proibição de sabonetes que matam 99,9% das bactéria, nos EUA, deixou muitas pessoas intrigadas e nós trouxemos algumas explicações científicas para justificar tal ação:

  1. Será mesmo que o sabonete possui toda essa eficácia? As marcas de sabonete deveriam enviar relatórios comprovando a eficácia do produto, porém muitas não os fizeram, alegando o alto custo para os testes. As demais que encaminharam os relatórios não demonstravam os resultados prometidos!
  2. A segurança desses agentes bactericidas: Sabe-se que alguns desses compostos ficam no organismo, não conhecendo ao certo o tempo que de exposição. No entanto, estudos apontaram algumas alterações hormonais em ratos expostos a um dos agentes.
  3. Resistência cruzada! Mesmo não sendo antibióticos, esses sabonetes possuem ação bactericida, podendo selecionar as bactérias mais resistentes. Um deles, inclusive, mostrou que a Salmonella se torna mais resistente a vários medicamentos depois da exposição prolongada a sabonetes desinfetantes. O que torna ainda mais preocupante!

Interessante, não acha? Conte-nos o que achou!

Releia a notícia: https://goo.gl/p0HPfw

Leitura indicada:  E as superbactérias uma nova estratégia biotecnológica atual

  1. A Biotecnologia em prol da vida!

Alvo da técnica revolucionária, a grande conhecida mitocôndria também carrega material genético!

O nascimento do primeiro bebê com material genético de três pessoas foi bastante impactante esse ano. Metodologia que ajudará cientistas a conceber crianças saudáveis de pais que tenham problemas genéticos mitocondriais, como é o caso da Síndrome de Leigh, foi realizada com sucesso!

A técnica usada pelos cientistas combina o espermatozóide do pai, o óvulo da mãe e mitocôndrias de uma doadora. Por conta disso, o bebê é concebido com DNA de três pessoas e promete revolucionar a qualidade de vida das novas gerações.

Releia a notícia: https://goo.gl/oX6O4q

Leitura indicada: Erlane Marques Ribeiro & Débora de Oliveira Vasconcelos, Doenças mitocondriais, Grupo editorial Moreira Jr, 2005.

  1. Utilização da técnica de CRISPR-Cas9 em humanos

Técnica mais revolucionária dos últimos tempos!

Não poderia ser diferente, a tecnologia de CRISPR-Cas9 tinha que estar na lista, não menos do que em primeiro lugar, por estar revolucionando o cenário biotecnológico mundial!

Nesse caso, o oncologista Lu You, juntamente com sua equipe, demonstrou a aplicação de células editadas em um paciente com câncer de pulmão.
Os pesquisadores coletaram células imunológicas do sangue do receptor e, em seguida, desativaram nelas um gene usando CRISPR-Cas9. A técnica combina uma enzima para recortar o DNA com uma guia molecular que pode ser programada para dizer à enzima exatamente onde fazer o corte. O gene desativado pelos chineses codifica a proteína PD-1 que normalmente bloqueia a resposta imune da célula – os cânceres se aproveitam dessa função da proteína para se proliferar.
Após a edição, as células foram injetadas de volta no paciente, com quadro de câncer de pulmão metastático. A esperança é que, sem a PD-1, as células editadas irão atacar e derrotar o câncer.
Lu diz que, por enquanto, o tratamento correu bem, e que o participante receberá uma segunda injeção, mas se recusou a dar detalhes por causa da confidencialidade do paciente.

Releia a notícia: https://goo.gl/jGmB66

Leitura indicada: 5 inovações biotecnológicas que estão mudando o mundo

E tudo isso foi apenas metade de 2016… Quanta novidade boa a Biotecnologia nos trará em 2017?

Continuem acompanhando nossa página no Facebook para estar por dentro do que vem sendo desenvolvido biotecnologicamente!

 

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações. 

X