A empresa espanhola de biotecnologia, Sylentis, apresentou no último Congresso de Pesquisa em Visão e Oftalmologia (ARVO, de 29 de abril a 3 de maio) seus resultados pré-clínicos da terapia de RNAi (RNA de interferência) para o tratamento de alergias oculares. Cerca de 30% da população mundial possui sintomas alérgicos, e 40-80% delas apresentam esses sintomas nos olhos (ex. olho seco, coceira e queimação).
Estudos em camundongos demostraram que o RNAi SYL116011 reduz os sintomas de alergia no olho, como coceira e lacrimação em 50-80%. De acordo com a empresa Sylentis, a vantagem da terapia com RNAi é que poderia ser aplicada apenas uma vez ao dia, enquanto que os anti-histamínicos tradicionais geralmente são utilizados em três ou quatro doses ao dia.
A tecnologia utilizada no SYL116011 utiliza um pequeno RNA de interferência (siRNA) dupla-fita que se liga ao mRNA de proteínas desencadeadoras de alergia, impedindo a expressão dessas proteínas.
Além do SYL116011, a Sylentis possui outras duas terapias com RNAi para o tratamento de galucoma (bamosiran) e dor ocular (SYL1001) atualmente nas Fases II e III de estudos clínicos, respectivamente. A empresa também está desenvolvendo terapias para outras alergias oculares e doenças de retina.