Nos dias 4 e 5 de setembro ocorreu em São Paulo o BIO Latin America, evento organizado pela BIO (Biotechnology Innovation Organization) e pela Biominas Brasil voltado para promover o empreendedorismo e a inovação em biotecnologia no Brasil e na América Latina. Nesse evento, startups de biotecnologia brasileiras foram estimuladas a se apresentarem para grandes empresas e para o público geral que estava presente, tanto por meio de estandes na Arena de Inovação, quanto em pitchs para a etapa final do Biostartup Lab – Rodada INTERFARMA 02, quanto para o desafio Startup Stadium.
O Profissão Biotec esteve presente no BIO Latin América e trouxe para vocês conhecerem (e se inspirarem a também empreender) as startups de biotecnologia participantes.
Demoday Biotartup Lab – Rodada Interfarma 02
O enceramento do programa de pré-aceleração de startups, BioStartup Lab – Rodada INTERFARMA 02, chamado de Demoday, foi realizado no primeiro dia da BIO Latin America. As 15 startups que avançaram para a etapa final do programa estavam presentes no primeiro dia na feira da Arena de Inovação e as melhores classificadas se apresentaram no palco do evento. As startups participantes dessa fase foram: 3DBS, ABL-Therapeutics, Adarna Health Data, Aya Tech, Biopolix, Brainn, HelpRemédios, ImplantCell, In Situ Terapia Celular, inNano, Nanolight Diagnóstico, Nutrinovaplharma Farmácia de Manipulação, Osiris, Pro-Therapeutics, SIGNAL.
Em terceiro lugar no Demoday ficou a startup SIGNAL que desenvolve compostos seletivos para o tratamento de doenças mentais. Em segundo lugar ficou a In Situ Terapia Celular, que produz biomembranas contendo células-tronco para o tratamento de úlceras crônicas e queimaduras severas de pele. A primeira colocada foi a startup Pro-Therapeutics, que utiliza medicina personalizada e informações genéticas do paciente para propor o tratamento mais adequado para câncer de mama. A Pro-Therapeutics foi premiada e será acelerada pela Biominas Brasil.
Confira os vídeos promocionais produzidos pelas startups para o programa BioStartup Lab.
Startup Stadium
No segundo dia de evento, outras 15 startups/projetos inovadores do setor de ciências da vida se apresentaram na Arena de Inovação do BIO Latin América, e dez delas participaram do Startup Stadiumum, apresentando pitch para uma banca de experts e aos participantes do evento. Os participantes desse dia foram: ADITIV LAB, ANS Pharma, Arborea Biotech, Biosolvit, Cuco Health, InSiChem Drug Discovery, LOTAN Agrosciences, Naiad, Nano pack, Pluricell, Proteinmax, Scintia, Tismoo, Vista.Bio, YLive Biotecnologia.
A grande finalista do Startup Stadium foi a Biosolvit, startup que produz produtos destinados à absorção de qualquer derivado do petróleo em terra ou no mar. No Startup Statium, a Biosolvit foi premiada com a participação no evento mundial da BIO nos EUA.
A Biosolvit já foi apareceu aqui no Profissão Biotec quando foi selecionada como semifinalista no Startup Connected propondo soluções na área de “Geração Hidroelétrica Inteligentes”.