Utilizada para o tratamento de malária, lúpus, artrite e outras doenças, a hidroxicloroquina foi testada para o tratamento do novo coronavírus Covid-19 em estudos publicados nesta semana. Um artigo publicado na revista científica Cell Discovery realizou testes in vitro com hidroxicloroquina e observou que parece ser tão eficiente quanto seu similar cloroquina, porém apresentando menor toxicidade.
Um outro estudo de um grupo francês publicado na International Journal of Antimicrobial Agents observou uma redução significativa na carga viral após o sexto dia de tratamento com hidroxicloroquina. A associação com azitromicina é significantemente mais eficiente na eliminação do vírus. Embora o estudo tenha sido realizado com um grupo de apenas 20 pacientes, demonstra potencial desses fármacos no tratamento da infecção.
Os estudos ainda são preliminares e necessitam de mais investigação, porém trazem luz para um possível novo tratamento contra o Covid-19. Mais informações disponíveis no site da Folha de São Paulo.