V Simpósio de Biotecnologia: O Potencial da Integração Científica – I Mostra Científica

Entre os dias 10 e 14 de Julho, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ocorreu o V SIMPÓSIO DE BIOTECNOLOGIA: O POTENCIAL DA INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA I MOSTRA ACADÊMICA. Este simpósio anual, já tradicional no Estado do Rio Grande do Sul, é totalmente organizado por alunos do 7º Semestre do curso de Biotecnologia da UFPel. Os futuros Biotecnologistas da universidade demonstraram extrema organização e empenho para produção de um evento de qualidade (sem mencionar os Coffee breaks sensacionais).

Dr. Pedro Eduardo Almeida da Silva em sua palestra sobre Resistência aos Antibióticos: O pesadelo de volta ao passado.

O Simpósio contou com palestrantes de diferentes Instituições de ensino (USP, UFMG, UFSC, UFPel, FURG, UCPel e UCS) e empresas (Cytogene, Zapata Cervejaria Rural e Fibria) que puderam enriquecer cientificamente o evento. Os temas foram bem diversificados, abrangendo as mais diferentes áreas da Biotecnologia como: Bioinformática, Biotecnologia Vegetal, Biologia Molecular, Microbiologia, Farmacologia, Neurobiologia, Medicina Regenerativa, Genômica Estrutural e Funcional, Genética e Tecnologia Cervejeira.

Pela primeira vez, o evento contou também com uma Mostra Científica, permitindo estudantes da área apresentar os seus trabalhos, discutir e firmar parcerias e colaborações. Ao todo, 70 trabalhos foram registrados e divididos nas áreas de Biotecnologia da  Saúde, Animal, Ambiental, Microbiana e Vegetal, Bioinformática e projetos de Extensão. Os avaliadores foram criteriosos e puderam acrescentar de maneira substancial para o desenvolvimento futuro dos trabalhos. Ao final, os destaques de cada uma das áreas foram premiados com certificado, medalha e o livro “Patentes: um tutorial de propriedade intelectual para a Biotecnologia” de Luciana Olivares Zanini e Odir Antonio Dellagostin. Tive a felicidade de ser indicado como destaque na área de Bioinformática.

Destaques da Mostra Científica

As 16 opções de minicursos também foi um ponto forte, com temas também variados e aplicações atuais, dos quais podemos citar: Redação de patentes; DNA Fingerprinting e sua aplicação em investigação de surtos de microrganismos patogênicos; Silenciamento Gênico em Plantas utilizando vetores virais e CRISPR/Cas9; e Clonagem de DNA e expressão de proteínas recombinantes.

Além disso, a presença de alunos e representantes de todos os cursos de graduação em Biotecnologia das universidades do Rio Grande do Sul (UFPel, UNIPAMPA, UFRGS e UERGS) demonstra o papel importante e integrador representado pelo Simpósio no estado. Ademais, a presença de estudantes de outros cursos, como de Biologia e Ciência da Computação, evidenciaram o caráter Multidisciplinar do evento e da área de Biotecnologia.

Parabéns à organização, e que o VI Simpósio seja ainda melhor.

Comissão organizadora composta pelos alunos do 7º Semestre do curso Bacharelado em Biotecnologia da UFPel

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações. 

X