Se você acha que a Biotecnologia está restrita ao eixo Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, e que se fala dela apenas em laboratórios e indústrias, no máximo em um jornal ou revista da área, você está esquecendo de alguma coisa.

O assunto tem sido explorado no mundo da ficção há muito tempo: em livros, séries, filmes, novelas ou vídeo games. Séries de sucesso como CSI, ou as franquias Resident Evil e Jurassic Park, estouraram nos anos 90 e 2000, ajudando a popularizar a Biotec, gerando interesse sobre a área e inspirando boa parte da atual geração de Cientistas e Biotecnologistas.

Atualmente, a indústria cinematográfica vem dando cada vez mais espaço para ficção científica. E se você tem curiosidade de conhecer um pouco mais desse mundo, temos aqui 8 séries e filmes sobre Biotecnologia. Divirta-se!

1 – ARQ

Capa do filme ARQ
Capa do filme ARQ. Fonte: FilmPaul

Filme recentemente produzido pela Netflix. Fala sobre um futuro onde corporações lutam contra nações soberanas pelas últimas fontes de energia do mundo. Enquanto isso, os protagonistas, Renton (Robbie Amell) e Hannah (Rachel taylor), tentam salvar uma tecnologia experimental de energia que poderia acabar com as guerras.

Porém, a tecnologia criou um loop no tempo que os coloca para reviver várias vezes uma invasão a domicílio com consequências fatais. Juntos, eles devem descobrir como parar o ciclo de tempo e sair vivos.

Fonte: FimPaul

2 – Admirável mundo novo

Capa do filme Admirável mundo novo.
Capa do filme Admirável mundo novo. Fonte: Adoro cinema.

Filme baseado no livro de Aldous Huxley, publicado em 1932. Conta a história de uma sociedade totalitária e utópica, onde não existem crimes, guerras e doenças, e é perpetuada através de seres humanos geneticamente criados, bebês que nascem com seu destino determinado por um governo que sabe tudo, vê tudo e está presente em todas as instâncias da vida de seus cidadãos. No entanto, essa estrutura social começa a ter suas fundações abaladas quando um forasteiro chega. Existem dois filmes contando essa história, o primeiro foi lançado em 1980. O segundo, e mais recente, estrelando Peter Gallagher e Leonard Nimoy, foi lançado em 1998.

Fonte: English-subtitles

3 – Planeta dos macacos

Capa do filme planeta do macacos de 1963.
Capa do filme planeta do macacos de 1963.
Fonte: Adoro cinema.

Famosa franquia que, desde 1963, vêm sendo relançada e reinventada. Na mais recente adaptação ao cinema, Will Rodman (James Franco) é um cientista que trabalha em um laboratório onde são realizadas experiências com macacos. Ele está interessado em descobrir novos medicamentos para a cura do mal de Alzheimer, pois seu pai, Charles (John Lithgow), sofre da doença. Após um dos macacos escapar e provocar vários estragos, sua pesquisa é cancelada. Will não desiste e leva para casa algumas amostras do medicamento, aplicando-as no próprio pai e também em um filhote de macaco de uma das cobaias do laboratório. O filhote, que recebe o nome de César, demonstra ter inteligência fora do comum. Por conta de um acidente, o macaco passa a viver engaiolado, o que provoca revolta com a situação dele e de outros símios.

4 – Advantageous

Capa do Filme Advantageous.
Capa do Filme Advantageous. Fonte: Filmow.

Filme de 2015, relata um futuro próximo em que as dificuldades econômicas são ofuscadas, Gwen (Jacqueline Kim) e sua filha, Jules (Samantha Kim), fazem o possível para manter a alegria perante a instabilidade do mundo. Gwen é a porta-voz de uma tecnologia radical que permite que as pessoas superem suas desvantagens naturais e comecem uma nova vida. Com seu trabalho e vida ameaçada, a pergunta é se Gwen irá ou não se submeter ao procedimento. O filme está disponível na Netflix.

Fonte: Gold Poster

5 – GATTACA – Experiência Genética

Capa do filme Gattaca.
Capa do filme Gattaca.

Filme de ficção científica de 1997. Aborda um futuro no qual os seres humanos são criados geneticamente em laboratórios, e as pessoas concebidas biologicamente são consideradas “inválidas”. Vincent Freeman (Ethan Hawke), um “inválido”, consegue um lugar de destaque em uma corporação, escondendo sua verdadeira origem. Mas um misterioso caso de assassinato pode expôr seu passado. O nome do filme é formado a partir das iniciais de bases nitrogenadas que compõem o DNA: Guanina Adenina Timina Timina Adenina Citosina Adenina.

Fonte: Splice Bio

6 – Perdido em Marte

Capa do filme perdido em Marte.
Capa do filme perdido em Marte. Fonte: Following the nerd.

Filme aclamado pela crítica e indicado a 7 Oscars. Baseado no livro de Andy Weir, conta a história do astronauta Mark Watney (Matt Damon) que é enviado a uma missão em Marte. Após uma severa tempestade, ele é dado como morto e abandonado pelos colegas. Ao acordar sozinho, no misterioso planeta com escassos suprimentos, sem saber como reencontrar os companheiros ou retornar à Terra. Mark tem que usar todo o seu conhecimento de botânica associado à tecnologia disponível para conseguir sobreviver.

Fonte: Following the Nerd

7 – Orphan Black

Capa da série Orpahn Black.
Capa da série Orpahn Black.
Fonte: Adoro cinema.

Mais uma Série de sucesso da Netflix, produzida no Canadá, acompanha a vida de Sarah (Tatiana Maslany), uma órfã que foi criada nas ruas. Após testemunhar o suicídio de uma mulher muito parecida com ela, Sarah decide assumir sua identidade. A falecida era uma detetive da polícia que atua no departamento de assuntos internos. Vivendo sua vida, Sarah descobre que ela e a falecida são, na verdade, clones que um assassino profissional está determinado a eliminar.

Fonte: I Watched It

8 – Helix

Capa do filme Helix.
Capa do filme Helix. Fonte: ScifiNow.

Série de TV americana de ficção científica de 2014. A trama se passa no Ártico, onde o Dr. Hiroshi Hatake (Hiroyuke Sanada), cientista chefe da base de pesquisas científicas da ILARIA, envia um pedido de ajuda a cientistas do CDC (Centro de Controle de Doenças), que são convocados para conter um surto causado por um vírus destruidor até então desconhecido. No decorrer de todo o procedimento são revelados segredos que podem mudar a vida de todos, ao passo que mortes e conflitos internos entre os personagens se estabelecem em um clima de tensão. Isolados no meio do nada, cercados de gelo e em quarentena, esses sobreviventes são obrigados a colaborar entre si, se quiserem permanecer vivos.

Fonte: SciFi Now

Você já conhecia algum desses? Eles são apenas alguns dos muitos filmes e séries que tratam sobre o assunto. Se você tiver mais alguma sugestão interessante, deixe nos comentários!

Peril de Camila Gomes Cabral

Cite este artigo:
CABRAL, C. G. 8 Séries e Filmes de ficção que abordam Biotecnologia. Revista Blog do Profissão Biotec, v.1, 2016. Disponível em: <https://profissaobiotec.com.br/8-series-e-filmes-de-ficcao-que-abordam-biotecnologia/>. Acesso em: dd/mm/aaaa.

Referências:
http://orphanblack.com.br/serie/sinopse
http://www.minhaserie.com.br/novidades/29626-arq-trailer-do-longa-de-ficcao-cientifica-da-netflix-estrelado-por-robbie-amell
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-137145/
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-181716/
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-233839/
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-221524/
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-221524/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Helix_(teless%C3%A9rie)

0 Comments

  1. Caroline Macedo says:
    31 de outubro de 2016

    Luke Cage, tbm! Utiliza crispr!

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações. 

X