De 17 à 21 julho, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ocorreu a 2ª edição da Escola Gaúcha de Bioinformática. O evento foi organizado através da colaboração entre o Instituto de Informática e o Centro de Biotecnologia da UFRGS. A Escola, um evento bianual, tinha como proposta a formação, integração, qualificação e desenvolvimento das atividades de pesquisa relacionados à Bioinformática. E com a presença de mais de 200 ouvintes, a proposta foi cumprida com sucesso.
O evento selecionou ótimos palestrantes de 14 instituições, nacionais e internacionais, abrangendo diversas áreas da Bioinformática como: Modelagem Matemática, Genômica Funcional, Dinâmica de Sistemas, Biologia de Sistemas, Docking Molecular, Filogenética e Filogenômica. O cronograma foi muito bem estruturado, conectando ao máximo uma palestra à outra, e a cada dia avançando mais em complexidade. O Dr. Laurent Dardenne do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e o Dr. Sergio F. Pantano Gutierrez do INSTITUTO PASTEUR (Uruguai) são dois entre os vários pesquisadores de grande renome que compartilharam seus grandes conhecimentos e experiências.
Ao longo do evento, 40 trabalhos de alunos da Graduação e Pós-graduação foram expostos, permitindo a comunicação e discussão saudável entre os estudantes. A interação e compartilhamento de ideias e pontos de vista entre pessoas das áreas de Biológicas e Exatas foi extremamente interessante.
Além disso, os 10 minicursos que ocorreram ao longo de toda a semana tiveram uma grande abordagem prática, e proporcionaram aos participantes uma grande aplicabilidade em seus atuais trabalhos. Entre os temas ministrados dos quais podemos citar: Dinâmica Molecular; Docking Molecular Receptores-Ligante; Introdução a Biologia de Sistema e Análise de Redes; Montagem e Anotação de Genomas; e Programação Python para Bioinformática.
Parabéns a organização da EGB, que apesar de todos imprevistos, proporcionaram um ótimo evento.
Gosta de bioinformática? Então você pode gostar de ler também sobre a carreira na área em Bioinformata: o que é isso?