No imaginário popular, os cientistas seriam capazes de recriar os dinossauros a partir de DNA conservado em âmbar, como no filme Jurassic Park. Isso talvez já seja uma realidade para a recriação de perfumes extintos (na era cenozóica, nossa era atual).
Pesquisadores da Ginkgo Bioworks, companhia americana de biologia sintética, recriou fragrâncias de uma flor de hibisco havaiana que foi extinta das florestas de Maui por volta de 1910. A empresa conseguiu “ressucitar” os cheiros a partir da expressão de genes codificadores de moléculas de aroma da defunta flor em células de leveduras. O novo perfume foi apresentado no encontro anual da empresa em Boston, EUA, no final de outubro.
“É como o “Jurassic Park”, mas para perfume” disse a dietora criativa da Ginkgo, Christina Agapakis.
Fazendo um paralelo com a história do filme, para criar o “eau de Hibiscadelphus wilderianus” (o nome taxonômico da planta havaiana) os pesquisadores da Ginkgo utilizaram ao invés de mosquitos, coletas de naturalistas do século XIX; e ao invés de utilizar DNA de sapo para completar os pedaços que faltavam nos genes, eles utilizaram DNA de plantas modernas. Para finalizar, células de leveduras, ao invés de ovos, foram utilizadas como recipientes para expressar os genes reconstruídos.
A reconstrução do gene não foi tão trivial: tecidos coletados de dezenas de plantas espécies de plantas tiveram o DNA analisado, resultando na criação de mais de 2000 gene variantes híbridos de plantas modernas com sequencias centenárias. Equipamentos robotizados transferiram o material genético para as leveduras, e espectrômetros de massa analisaram as moleculas de terpeno (aroma) produzidas. Então, as melhores fragrâncias foram selecionadas por um artista olfatório, e as leveduras engenheiradas responsáveis pela sua produção foram crescidas em fermentadores de larga escala, condizentes com uma produção industrial.
Saiba mais sobre a história desse novo perfume no original em inglês no site Spectrum.
Quanto conteudo de qualidade encontrei aqui no site. Agradeço por compartilhar. Sucesso. abraço