Na busca alternativas de fonte energéticas mais sustentáveis, será o HVO o mais novo e forte candidato a substituto do velho e nada “verde” diesel fóssil?

Os combustíveis fósseis são a principal fonte de energia para os meios de transporte desde sempre, contudo, já se sabe que isso não vem sendo um bom negócio para nossa saúde e para o meio ambiente. Assim, buscar alternativas mais sustentáveis, como o HVO, pode ser uma boa saída. Vamos entender melhor o porquê e quem é esse tal de HVO – O diesel verde!

Vamos entender o tamanho da importância do diesel fóssil como fonte de energia para os meios de transporte?

Atualmente, o setor de transportes é o maior consumidor de energia no Brasil, correspondendo a 32,7% de todo tipo de energia requerida, seguido pelo setor da indústria logo atrás, com 31,7%.

Apesar de toda sua representatividade na demanda energética, o setor de transportes, em sua grande parte, é mantido por fontes derivadas de petróleo como gás natural, óleo diesel, gasolina e querosene de avião, que juntos somam 76,7% de todo consumo de combustível no setor, e óleo diesel (43,64%), sozinho, representa quase a metade. E como se sabe, são fontes não renováveis e nada amigas do meio ambiente e de nossas saúdes.

Para entender melhor essas porcentagens de uso de energia no Brasil e a representatividade dos combustíveis no setor de transporte, seguem dois gráficos bem ilustrativos:

Matriz energética brasileira com foco no setor de transporte. Fonte: adaptado BNE, 2019.

Para ajudar, ao longo dos anos o setor vem crescendo a taxas próximas de 5% ao ano. A maior parte desse crescimento se deve ao transporte rodoviário, que é realizado por veículos pesados para transporte de cargas ou passageiros, que por sua vez utilizam o derivado de petróleo, diesel fóssil, como principal fonte de combustível.

O setor é responsável por mais de 85% do consumo nacional do diesel fóssil, apresentando um papel fundamental na emissão de Gases do Efeito Estufas (GEE), o qual, como já sabemos, é extremamente prejudicial à natureza e à saúde da população.

Portanto, fica fácil de entender porque o Brasil (e o mundo) quer buscar alternativas para o diesel convencional, considerando que a nossa sociedade já possui conhecimento científico e ferramentas biotecnológicas suficientes para que haja um processo de transição para fontes energéticas mais sustentáveis.

E, já temos algumas alternativas bem interessantes no mercado, vale apena conferir nesses artigos do PB:

 Agora, vamos ver mais uma que está dando o que falar mundo afora.

Vocês já ouviram falar na mais nova opção, o HVO?

HVO (sigla inglesa para Hydrotreated Vegetable Oil, traduzido como óleo vegetal hidrotratado) é um tipo de diesel verde, que se apresenta como uma das alternativas promissoras para uma transição energética.

Se trata de um combustível renovável, capaz de quase zerar a emissão de CO2 quando consumido e durante o seu ciclo de vida tem uma emissão  de 50% a 90% a menos de GEE se comparado ao diesel comum . Além de reduzir em 33% o material particulado fino (MP), em 30% os hidrocarbonetos (HC), em 24% o monóxido de carbono (CO) e em 9% os óxidos de nitrogênio (NO) – poluentes cujos níveis de emissão são aumentados quando se utiliza o biodiesel.

Além de ser menos poluente, sua eficiência se equipara à do diesel convencional, podendo ser utilizado em motores atuais sem qualquer necessidade de alteração. O HVO pode ser usado puro ou adicionado em altas proporções ao diesel comercial.  Uma outra vantagem é  que a produção do HVO permite utilizar a infraestrutura das refinarias de petróleo existentes.

E do que é feito o HVO?

O HVO é um combustível, que assim como o biodiesel pode ser produzido a partir de óleos vegetais, como óleo de palma, de soja, de girassol, óleo alto (de aparas de madeira), gorduras residuais (óleo de cozinha) e gorduras animais. 

Mas, para produzir especificamente o HVO, os óleos devem entrar em contato com hidrogênio sob alta pressão, e então é criado o combustível. Esse processo possibilita ter a sua obtenção a partir de uma maior variedade de matérias-primas que não competem com a produção de alimentos.  

A seguir veremos um esquema, simplificado, do processo produtivo do HVO:

Processo produtivo do HVO. Fonte: Futuretransport, 2020.

Mas o que realmente difere o HVO do Biodiesel?

Via de regra, biodiesel é todo combustível derivado de biomassa renovável, e o HVO também é produzido a partir das mesmas matérias-prima. Porém, esses produtos possuem componentes diferentes entre si, pois, sob o ponto de vista químico, o HVO é uma mistura de hidrocarbonetos (formados por carbono e hidrogênio), enquanto o biodiesel é uma mistura de ésteres (constituídos por carbono, hidrogênio e oxigênio).

O HVO é produzido pelo processo químico de hidrotratamento (HDT), no qual as matérias-primas reagem com o gás hidrogênio em condições controladas de temperatura e pressão, formando um líquido similar ao diesel fóssil. Já o biodiesel é produzido pelo processo químico de transesterificação. Nele as matérias-primas reagem com um álcool, geralmente o metanol, formando um combustível bastante distinto do diesel convencional.

Quais são os desafios para o HVO?

Apesar de ser considerado um diesel verde, o processo produtivo do HVO não é “100% verde”, pois ele também necessita de insumos fósseis, no caso, o gás hidrogênio advindo do gás natural.  O uso do HVO também pode aumentar o consumo de combustível dos veículos, se comparado com misturas de alto teor de diesel fóssil. Em comparação ao B5 (mistura de 95% de diesel fóssil e 5% de biodiesel), o consumo de HVO puro, em volume, pode ser de 0,8% a 3,5% maior.

Além do mais, infelizmente, o HVO ainda não é uma realidade brasileira, mas ele já vem sendo utilizado na Europa, na Ásia e na América do Norte, com preços competitivos e crescimento acentuado. Caso queira entender melhor a dinâmica de uso do HVO pelo mundo, confira estes três artigos que separamos para você: 

No nosso país, ele é produzido apenas em caráter experimental na Petrobrás e ainda não tem qualquer regulamentação. Porém, já está em tramitação a proposta de regulamentação pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e quem sabe em breve teremos mais uma opção “verde” de combustível disponível no mercado nacional.

E, quiçá em um futuro próximo se tenha mais uma alternativa e mais adequada às necessidades da sociedade atual, uma oportunidade de dar adeus ao velho diesel fóssil como fonte de combustível.  

Gostaram de conhecer um pouco sobre o HVO? Compartilhe conosco a sua opinião! E não se esqueça de conferir aqueles artigos citados com outras alternativas de combustíveis. 

Texto revisado por Tayná Costa e Isis Venturi

Referências:

AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS. N° 4/2020/SBQ-CRP/SBQ/ANP-RJ: Proposta de Regulamentação do Diesel Verde. Rio de Janeiro, 2020.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS EMPRESAS DE TRANSPORTE URBANO. A revolução do HVO. 2020. Disponível em: https://www.ntu.org.br/novo/NoticiaCompleta.aspx?idArea=10&idNoticia=1279. Acesso em: 21 mar. 2020.

Balanço Energético Nacional 2019: Ano base 2018 / Empresa de Pesquisa Energética. – Rio de Janeiro : EPE, 2019.

CHIAPPINI, Gabriel. HVO desponta como tendência para produção de diesel renovável. 2020. Disponível em: https://epbr.com.br/hvo-desponta-como-tendencia-para-producao-de-diesel-renovavel/. Acesso em: 23 mar. 2020.

DESPOLUIR. Conheça o diesel verde, biocombustível apontado como substituto promissor do diesel derivado de petróleo. 2019. Disponível em: www.despoluir.org.br/Clipping/Detalhe/1048. Acesso em: 20 mar. 2020.

FUTURETRANSPORT (Brasil). A revolução do HVO. Disponível em: https://futuretransport.com.br/a-revolucao-do-hvo/. Acesso em: 22 mar. 2020.

OLIVEIRA, Antonio Gaspar de. HVO é a nova alternativa do diesel renovável que pode substituir o diesel de origem fóssil. 2020. Disponível em: https://www.oficinabrasil.com.br/noticia/reparador-diesel/hvo-e-a-nova-alternativa-do-diesel-renovavel-que-pode-substituir-o-diesel-de-origem-fossil. Acesso em: 24 mar. 2020.

REIS, Sueli. ANP inicia conversas para regular HVO no mercado brasileiro. 2019. Disponível em: www.automotivebusiness.com.br/noticia/30057/anp-inicia-conversas-para-regular-hvo-no-mercado-brasileiro. Acesso em: 20 mar. 2020. 

SOUCEK, Ivan; POPOVIC, Zoran; KOPRIVSEK, Vladimir; MILICEVIC, Mitra; LESKOVAC, Stanka; OCIC, Ozren; KUBU, Martin. Alternative Bio-Diesel Production. Energija Ekonomijae Akologija, Belgrado Sérvia. 2020.

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