Brasileira vira destaque internacional com projeto que substitui animais por pele 3D em testes com cosméticos

Carolina Motter Catarino, doutoranda no Instituto Politécnico Rensselaer (prestigiada instituição norte-americana de ensino superior), em Troy, no estado de Nova York, trabalha no desenvolvimento de modelos de pele humana usando a tecnologia de impressão 3D.

A pesquisa – uma das pioneiras na área – é uma chance de dar fim ao uso de animais em testes de laboratórios.

Em novembro do ano passado, o projeto de Carolina virou destaque internacional. Ela venceu o prêmio Jovem Pesquisador, na categoria Américas, concedido pela Lush – fabricante e revendedora de cosméticos artesanais.

No Instituto Politécnico Rensselaer, Carolina deu início ao doutorado, trabalhando no desenvolvimento de modelos de peles por meio da impressão 3D.

Carolina explica que as bioimpressoras com as quais trabalha funcionam de maneira semelhante às impressoras 3D disponíveis no mercado. O equipamento é capaz de posicionar precisamente as tintas biológicas – que são formadas por biomateriais e células humanas.

“Todo esse processo de impressão da pele começa com o isolamento das células a partir de peles humanas doadas”, explica.

Com a quantia certa de células, as diferentes biotintas são preparadas. São elas que dão origem às diferentes estruturas da pele.

Em seguida, as biotintas são transferidas para os cartuchos da bioimpressora e, através de um software que contém o modelo 3D a ser reproduzido, a pele é impressa. Objetivo é gerar modelos de pele que sejam mais complexos em termos de composição e de estrutura em relação aos já disponíveis.

Saiba mais a partir da notícia na íntegra.

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações. 

X