Como saber se você contratou um biotecnologista espetacular?

contratou um biotecnologista

Biotecnologista deve ser tudo igual, não é mesmo? Todos maravilhosos e multitalentosos…

Calma aí!

Ao mesmo tempo em que vocês – empresas – estão descobrindo a nossa profissão, nós também estamos nos descobrindo. Estamos aprendendo a lidar com nossas habilidades e fraquezas, estamos admitindo que a variação entre profissionais é imensa. Independente da área de atuação, ênfase acadêmica ou talento pessoal, os Biotecnologistas compartilham algumas características comuns. E agora, vamos imaginar o seguinte cenário: a sua empresa já reconhece o potencial de contar com um biotecnologista na equipe. Selecionou a dedo e – imagina que – fez um bom negócio. Será?

 

Apresentamos 4 indicativos para descobrir se você contratou um bom biotecnologista:

Ele muitas vezes não esperou receber ordens

Independente e, ao mesmo tempo, com ampla compreensão do que há ao seu redor, o Biotecnologista pode tomar por si só atitudes de impacto positivo no conjunto. Não espere um profissional que fica inerte, observa e aguarda instruções frente a alguma situação. Inovar é com ele mesmo, pois aproveita sua inquietude natural para sugerir transformações antes mesmo delas surgirem na forma de ordens.

O Biotecnologista jamais se posiciona como a vítima da história

Qualquer que seja a história em questão, o Biotecnologista jamais se coloca na posição de vítima e atribui a culpa unicamente a fatores externos. Dificuldade de obter uma informação, dificuldade de subir de cargo, dificuldade de relação com outros profissionais ou mera dificuldade em “dar-se bem na vida”. Não espere encontrá-lo se fazendo de coitado em situações como essas, mas sim encontrando pontos onde pode realizar uma mudança ativa em si mesmo. O foco é na melhora, não em como ele estaria sendo prejudicado por determinada situação.

Não tem tempo ruim para o biotec

Ele é tudo o que você precisava para unir a equipe

Criativo e multidisciplinar: se esse é o profissional que você contratou, então é natural que ele esteja trabalhando em equipe com tranquilidade. O biotecnologista se integra à equipe já existente e auxilia no fortalecimento de pontes entre diferentes áreas. Ele faz isso porque transita com facilidade entre diferentes assuntos, de forma a sentir-se à vontade mesmo fora do que é a sua zona de conforto. É alguém que trabalha em equipe, com senso de pertencer a uma grande rede, um grande-organismo, como uma parte viva e pulsante.

O Biotecnologista admite que não sabe de tudo

Ele tem a sinceridade para dizer e a plena ciência de que não é possuidor de todos os conhecimentos. Mesmo que a formação forneça uma base teórica muito sólida, nenhum de nós é uma enciclopédia viva. Mas este não é um defeito, pelo contrário: é uma qualidade. O biotecnologista não sabe de tudo, mas… sabe onde ou como pode buscar as respostas para tudo. Essa atitude é fundamental, visto que novas descobertas acontecem a todo o momento e é necessário reciclar conhecimentos na mesma velocidade.

Este é o profissional que pensa que sabe de tudo

De um modo global, cada biotecnologista mostrará a você que realmente valeu a pena trazer este talento para a sua empresa. Cada um, da sua forma, provará isso dia após dia. Assim como falamos no início do texto, a variação entre os profissionais é grande. E, veja só, essa variação é linda, pois ela contribui para construir as múltiplas faces do biotecnologista que tanto falamos aqui no Profissão Biotec. Ao invés de imaginar que um universo de áreas de atuação está concentrado em cada profissional, veja o cenário mais de longe. Veja que cada um contribui com uma parcela dentro da sua especialidade e que, assim, o conjunto se complementa para transparecer nossas múltiplas atuações.

Temos certeza de que toda a contratação de um biotecnologista é espetacular. Já fez a sua?

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações. 

X