Novembro Azul: Homens, cuidem-se também!

Se Outubro é rosa, Novembro é azul!

No mês de Outubro, ocorreram as campanhas de conscientização da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama em mulheres. Agora é a vez dos homens: o mês de Novembro é dedicado à conscientização dos homens da importância do cuidado com a saúde. Um dos principais alvos da campanha é o câncer de próstata, o tipo mais comum entre os homens no Brasil e no mundo. Estatísticas do Instituto Nacional de Câncer estimam que, apenas em 2016, surgiriam 61.200 novos casos no Brasil.

A campanha tem origem na Austrália, quando em 1999 um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês de Novembro, como apoio à conscientização da saúde masculina. Em poucos anos, a campanha ganhou projeção nacional e internacional, sendo chamada de Movember. O termo é uma união das palavras moustache (bigode, em inglês) e november (Novembro). Este mês foi escolhido pois no dia 17 de Novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Entre os principais fatores de risco estão idade, predisposição genética e obesidade. Este tipo de câncer, na maioria das vezes, possui baixa agressividade e demora para se espalhar pelo corpo. Porém, em alguns casos, o câncer pode crescer de forma extremamente rápida. A taxa de sobrevida de 5 e 15 anos após o diagnóstico é de quase 100% e 96%, respectivamente. Contudo, quando diagnosticado já em metástase, a taxa de sobrevida após 5 anos cai para 29%. Por isso a importância da conscientização da vigilância do homem em relação a sua saúde.

Distribuição proporcional dos dez tipos de câncer mais incidentes em homens, estimados para 2016. Fonte: Instituto Nacional do Câncer.

Os principais exames de rotina para o rastreamento são o toque retal e a dosagem de PSA. O antígeno prostático específico, ou PSA, é uma proteína produzida pelas células da glândula prostática, cujos níveis podem estar elevados em homens com o carcinoma de próstata, sendo assim um importante biomarcador. Apesar do exame de toque retal ainda ser um tabu entre os homens, não são todos que precisam fazê-lo e ele, com certeza, não é uma ameaça à sua masculinidade.

A Biotecnologia, assim como no combate ao câncer de mama, tem trabalhado no desenvolvimento de diagnósticos minimamente invasivos, associados à medicina de precisão, utilizando ferramentas de Biologia Molecular a partir da biópsia líquida (usando, por exemplo, sangue ou urina de pacientes). Além do diagnóstico precoce, biomarcadores moleculares podem ser importantes para a tomada de decisão sobre qual o melhor tratamento ao paciente e um indicador prognóstico.

Apesar dos números favoráveis e do desenvolvimento de ferramentas para o diagnóstico precoce e menos invasivo, no combate ao câncer de próstata, a principal barreira a ser enfrentada ainda é o tabu e o preconceito. Portanto, não dê bola fora! Drible o preconceito e cuide-se, saúde não tem gênero.

Ashley Di Meo, Jenni Bartlett, Yufeng Cheng, Maria D. Pasic and George M. Yousef. Liquid biopsy: a step forward towards precision medicine in urologic malignancies. Molecular Cancer, v. 16, n. 80, 2017.

Cance.net. Prostate Cancer: Statistics. Disponível em: <https://www.cancer.net/cancer-types/prostate-cancer/statistics>

Portal do Brasil. Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata. Disponível em:

<http://www.brasil.gov.br/saude/2012/11/novembro-azul-conscientiza-homens-para-prevencao-do-cancer-de-prostata>

Psicologia para curiosos. O que é o Novembro Azul e como ele começou? Disponível em: <http://www.psicologiaparacuriosos.com.br/o-que-e-o-novembro-azul-e-como-ele-comecou/>

Instituto Nacional de Câncer. Próstata. Disponível em; <http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/prostata/definicao+>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *