Você já ouviu falar de podcast? É um meio de transmissão de conteúdo via áudio que pode abordar diversos temas e normalmente fica disponível em várias plataformas como CastBox, Google Podcast, Spotify, Deezer e muitos outros. O podcast é uma forma de comunicação diferente da rádio convencional pois você pode escolher quais assuntos mais gosta e quer se informar e quando ouvi-los.
Eu gosto de pensar no podcast como um companheiro para as tarefas diárias: está comigo quando pego transporte para ir para o trabalho, quando vou para a academia, quando estou limpando a casa, etc. Dessa forma eu transformo momentos monótonos em oportunidade para obter informação. Não é a toa que quem descobre o mundo dos podcasts se apaixona!
Uma forma legal de aprender é usar esses momentos do dia a dia para escutar podcasts científicos. Por isso, reunimos 10 podcasts científicos brasileiros para você adicionar na sua lista de favoritos. Confira!
1. Dragões de garagem
- Temática: Todas as áreas da ciência. Normalmente são mesas-redondas de discussão de um assunto com convidados, mas também tem alguns episódios no formato storytelling (contando histórias com narrativa envolvente).
- Descrição:”Nossa missão é divulgar ciência de forma abrangente e interessante, mostrando a importância desse corpo de conhecimento em nosso dia-a-dia social e profissional.”.
- Quantos episódio já possui: cerca de 200
- Ano de início: 2012
- Tempo médio dos programas: Episódios “Dragões” (mesa-redonda) tem entre 1-2 horas (varia bastante de episódio para episódio). Os “Pílulas” (notícias) têm entre 10 e 30 minutos.
- Curiosidades: Atualmente possui 13 membros. Além do podcast, também produzem vídeos para o YouTube e Tirinhas sobre ciência.
- Link: http://dragoesdegaragem.com/
2. Naruhodo!
- Temática: Diversos temas da ciência
- Descrição: “Naruhodo! é o podcast pra quem tem fome de aprender: ciência, senso comum, curiosidades e desafios. Com o leigo curioso, Ken Fujioka, e o cientista PhD, Altay de Souza.”
- Quantos episódio já possui: mais de 200
- Ano de início: 2016
- Tempo médio dos programas: variado, há programas de 15 minutos até mais de 1 hora
- Curiosidade:“Naruhodo” é uma expressão japonesa utilizada na língua falada que significa “pois é”, “entendo”.
- Link: https://www.b9.com.br/shows/naruhodo/
3. Fronteiras da Ciência
- Temática: Democratização de ciência através de mesa-redonda
- Descrição: “Um programa que explica como funciona a Ciência. Numa atmosfera descontraída – como numa roda de mate – cientistas conversam sobre assuntos do momento e tentam preencher as lacunas deixadas pelo sistema educacional e pela desinformação dominante na mídia. Por que saber é um direito de todos.”
- Quantos episódio já possui: mais de 300
- Ano de início: 2010
- Tempo médio dos programas: 30 minutos
- Curiosidade: O podcast é uma organização da rádio da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
- Link: http://www.ufrgs.br/frontdaciencia/
4. 37 graus
- Temática: jornalismo científico em diversas áreas
- Descrição: ‘O podcast 37 Graus aborda a ciência existente por trás das histórias, paisagens, culturas e acontecimentos do Brasil, sempre com uma perspectiva humana, retratando personagens por meio de cenas, ambientações, trilhas e entrevistas.”
- Quantos episódio já possui: três temporadas, cerca de 20 episódios no total
- Ano de início: 2018
- Tempo médio dos programas: 30 minutos
- Curiosidade: Se originou a partir do LabJor (Laboratório de Jornalismo Científico da Unicamp) e é produzido pela bióloga Sarah Azoubel e a jornalista Bia Guimarães. Já fizeram parte da equipe do B9 e agora são apoiadas pelo Instituto Serrapilheira e Folha de São Paulo.
- Link: https://37grauspodcast.com/
5. Alô, Ciência?
- Temática: podcast no formato de entrevista, chamando profissionais de diferentes áreas para abordar o assunto do dia. Tem vários episódios focados em evolução, apesar de transitar em outras áreas.
- Quantos episódio já possui: mais de 90 episódios
- Ano de Início: 2016
- Tempo médio de programa: 50 minutos
- Curiosidade: feito por pós-graduandos do Instituto de Biologia da USP. Trabalham de maneira independente, ou seja, não são filiados a nenhuma instituição.
- Link: https://alociencia.com.br/
6. BioNote
- Temática: abordam diversos temas do mundo da Biologia com a presença de convidados relevantes para o tema. Possuem seis categorias/temas: conservação, biologia, licenciamento, empreendedorismo, entrevistas e biotecnologia.
- Descrição: “O Bionote é um canal que fala sobre diversos assuntos através da visão biológica das coisas. Iremos trazer temas relevantes e curiosidades que todos nós temos sobre vários aspectos da vida.”
- Quantos episódio já possui: 30
- Ano de início: 2018
- Tempo médio dos programas: 1 hora
- Curiosidade: o podcast é organizado pela equipe da Log Nature, empresa de produtos para consultoria ambiental. Também possuem blog.
- Link: https://www.bionote.com.br/podcasts
7. A terra é redonda
- Temática: Meio ambiente e políticas públicas
- Descrição: Apresentado por Bernardo Esteves, é focado em assuntos de ciência e meio ambiente, com debates aplicando as discussões em políticas públicas.
- Quantos episódio já possui: 11
- Ano de início: 2020
- Tempo médio dos programas: em torno de 50 min
- Curiosidade: Podcast de ciência da Revista Piauí. Também organizam outro podcast muito famoso com temática política, o Foro de Teresina.
- Link: https://piaui.folha.uol.com.br/radio-piaui/terra-e-redonda/
8. Sinapse
- Temática: A proposta é trazer discussões científicas sobre curiosidades do dia a dia.
- Descrição: “Sinapse é o podcast oficial do Ciência Todo Dia. Apresentado por Pedro Loos e Greg de Souza, os episódios exploram curiosidades, fatos interessantes (mas muitas vezes aleatórios) e discussões hipotéticas.”
- Quantos episódio já possui: mais de 40
- Ano de início: 2019
- Tempo médio dos programas: em torno de 1 hora
- Curiosidade: o podcast faz parte do Canal do Youtube Ciência Todo Dia, que tem mais de 1,6 milhão de inscritos.
- Link: https://anchor.fm/sinapse
9. Microbiando
- Temática: Roda de conversa sobre assuntos relacionados à microbiologia e imunologia.
- Descrição: “A ideia do Microbiando é discutir artigos científicos de ponta em todas as áreas da microbiologia e imunologia, utilizando uma linguagem acessível sem perder o rigor científico. No quadro Microlitros de Notícias são abordadas pequenas reportagens e novidades da área. O quadro filogenia da Ciência conta um pouco sobre a vida de grandes personalidades que revolucionaram a Microbiologia e Imunologia com suas descobertas.”
- Quantos episódio já possui: mais de 45
- Ano de início: 2018
- Tempo médio dos programas: variado, há programas com cerca de 30 minutos até 2 horas
- Curiosidade: organizado por pesquisadores da UFRJ. Tem parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), da Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM) e do site de divulgação científica A Ciência Explica, que também hospeda outro podcast científico (e bem legal), o Serendip.
- Link: http://www.cienciaexplica.com.br/podcast/microbiando/
10. SciCast
- Temática: diversos temas do mundo científico
- Descrição: “O SciCast nasceu da vontade de divulgar ciência massivamente e seu objetivo é levar a ciência à todas as pessoas, cientistas ou não, de forma clara e descomplicada sem abrir mão da profundidade, tanto na abordagem do tema quanto do debate.”
- Quantos episódio já possui: mais de 390
- Ano de início: 2013
- Tempo médio dos programas: variado, alguns programas tem 15 minutos e outros mais de 2 horas.
- Curiosidade: É o principal podcast da Deviante, uma plataforma de divulgação de ciência, tecnologia, games e entretenimento. Possuem 14 diferentes podcasts, sendo alguns “spin-offs”, como o SciKids. Comunicam-se bem com o público jovem.
- Link: https://www.deviante.com.br/podcasts/scicast/
Com essa lista de peso, esperamos que a sua jornada pelo mundo de podcasts científicos seja divertida e informativa! Nos conte qual é o seu preferido!
Conhece outros podcast que não estão na lista? Deixe o nome nos comentários!
Texto escrito agosto de 2020, o número de episódios por podcast pode estar desatualizado.