O Profissional de biotecnologia

Profissional altamente multidisciplinar capacitado para solução de problemas utilizando a natureza como inspiração.

“A biotecnologia baseia-se na utilização de organismos vivos ou parte deles para obter bens e assegurar serviços. Exemplos: na preparação de vinhos e cervejas, fazemos uso de um processo bioquímico chamado fermentação, que consiste no emprego de leveduras para obter o produto final; muitos 

medicamentos são extraídos de fontes naturais, como plantas e microrganismos; a produção de vacinas; o uso de plantas e/ou micro-organismos na remediação de ambientes contaminados; o uso de engenharia genética para melhorar alguma característica em plantas; etc.
A lista é gigante!

A profissão é, portanto, multidisciplinar. O estudante de biotecnologia entra na universidade  e aprende Química, Física, Biologia, Informática e Matemática no ciclo básico. Na parte específica, o conhecimento é aprofundado em Biologia Molecular, bioprocessos, biorremediação, Bioinformática, Bioquímica e Microbiologia. Os estudantes costumam fazer estágios de iniciação científica em laboratórios de pesquisa desde o primeiro ou o segundo ano de faculdade, portanto começam os estudos já com a “mão na massa e aprendendo a trabalhar em grupo.

  • Área de atuação: O campo de atuação de um biotecnologista é bem amplo, e inclui carreiras dentro e fora de laboratórios. Os graduados podem atuar com melhoria contínua de produtos e processos de base biotecnológica; pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços; controle e garantia de qualidade; bioinformática (desenvolvimento de algoritmos e análise de dados biológicos); biorremediação; controle biológico; melhoramento genético; produção biotecnológica e bioquímica; gestão de projetos, de laboratórios e de inovações; assessoria e consultoria científica; vendas e representação técnica; elaboração e análise de documentações técnico-científicas e patentes. Confira alguns conteúdos sobre diferentes áreas de atuação  9 possibilidades de carreira para um biotecnologista e E se.. Biotecnologista trabalhasse fora da bancada?

Perguntas frequentes sobre graduação e carreira em biotecnologia

Onde estudar?

Mapa das graduações de bacharelado e engenharia no Brasil na área de biotecnologia. O curso de graduação em biotecnologia surgiu em meados dos anos 2000 no Brasil, apesar de existir há mais tempo no exterior. Hoje em dia, já são mais de 60 cursos de bacharelado em Biotecnologia e Engenharia de Biotecnologia espalhados por todo o país.

AINDA TEM DÚVIDAS SOBRE O PROFISSIONAL DE BIOTECNOLOGIA?

entre em contato!
X