A infância é uma fase de muitos porquês. As crianças estão descobrindo o mundo e querem saber como tudo funciona. Tanto em casa, quanto na sala de aula, é mais eficaz que elas aprendam através da experiência e experimentação do que memorizando fatos. Diante disso, o Profissão Biotec reuniu 4 dicas para ensinar ciência e biotecnologia para os pequenos, e que são diversão certa para crianças e adultos. No fim das contas vai ter ciências até nas festas de aniversário.
Ensino de ciências no mundo atual
Muitas escolas já estão adotando métodos de ensino focados em padronizar o ensino de ciências, para reduzir as lacunas do conhecimento. Nos Estados Unidos, desde 2013, mais de 40 colégios de ensino fundamental e médio implementaram o programa Next Generation Science Standards (Padrões de Ciência da Próxima Geração, tradução livre para o português). O objetivo é facilitar o aprendizado das crianças utilizando fenômenos do mundo real para explicar o conteúdo, reduzindo o uso de linguagem científica, muitas vezes difícil de entender.
Esses métodos de ensino podem e devem ser adotados também em casa. Estimular as crianças desde os primeiros anos de vida ajuda no desenvolvimento psicossocial e inspira as futuras gerações na escolha de suas carreiras e exercício da cidadania. Aproveitar a curiosidade de quem está começando a descobrir o mundo pode fazer toda a diferença no resto da vida. Algumas metodologias de ensino simples e de baixo custo podem ser adotadas e adaptadas conforme as possibilidades de cada um.
- Livros sobre ciências
A leitura é essencial na infância pois estimula criatividade, ajuda na ampliação do vocabulário e melhora a escrita e a verbalização. Existem inúmeros livros que explicam conceitos de ciência às crianças de forma didática e natural. Apresentações teatrais sobre as leituras também despertam o interesse pelas histórias e fazem com que as crianças interajam e aprendam mais.
- “O livro dos porquês”, autor Ciência Hoje das Crianças. Nesse livro há respostas para questões que as crianças pensam e muitas vezes não sabemos responder como: Por que as vacas mastigam sem parar? Por que temos que tomar banho? e Por que a água do mar é salgada?
- “O Grande Livro de Ciências do Manual do Mundo”, autores Mari Fulfaro e Iberê Thenório. Uma enciclopédia com explicações simples, ilustrações divertidas e testes de conhecimento sobre tudo o que há de mais essencial no aprendizado da ciência, desde o Universo e Sistema Solar, reações químicas, estrutura da terra até sistemas corpóreos.
- “100 Atividades: Ciências”, autor Mammoth World. Possui atividades, experimentos, fatos e informações que estimulam a criança a descobrir como funciona o mundo.
- “73 Truques Legais de Ciências Para Surpreender Seus Amigos!”, autora Anna Claybourne. Contêm atividades com ilusão de ótica, brincadeiras engraçadas e “mágicas” baseadas em ciências, biologia, química e física.
- Jogos educativos
Os jogos e brincadeiras são importantes na infância pois são atividades prazerosas e que permitem um momento de comunicação da criança consigo mesma e com os outros, misturando realidade e imaginação. Diversos jogos baseados em experimentos científicos e conhecimentos gerais estão disponíveis e podem ser divertidos para toda a família.
- O “Laboratório Manual do Mundo 85 Experiências” é composto por 85 experiências, 11 reagentes químicos, tubos de ensaio e pipeta para a criançada se divertir e brincar muito de ser cientista, sempre acompanhados de um adulto responsável.
- O “Meu Primeiro BOX de Atividades: Corpo Humano” possui cartões elaborados para estimular as habilidades cognitivas da criança, segundo o Método Montessori, que valoriza a criatividade e a liberdade de escolha no aprendizado. A criança pode ter autonomia para brincar e conhecer os conceitos iniciais da anatomia humana e de como o corpo e os órgãos funcionam.
- O “Astronomia” ensina conceitos de astronomia de forma simples e criativa, baseado na metodologia de ensino STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A criança aprende sobre os movimentos dos corpos celestes, as estações do ano, efeito estufa, entre muitas outras curiosidades.
- Sites e páginas da web
A adesão das crianças à tecnologia com smartphones, tablets, computadores e internet facilita e ao mesmo tempo preocupa muitos pais e professores. Por isso, é importante buscar atividades on-line que sejam interessantes e estimulem o aprendizado dos baixinhos. Muitas páginas na internet são desenvolvidas pensando na educação e interesse das crianças, com design atrativo e conteúdo interessante e interativo.
- “Ciência Hoje das Crianças” é a primeira revista brasileira sobre ciência feita para crianças, elaborada pelo Instituto Ciência Hoje. Ela foi criada em 1986 e apresenta artigos que respondem aos diversos porquês que os adultos às vezes não sabem responder para os pequenos curiosos.
- “Ciência Tube” é um blog especializado em vídeos de ciência em geral, feira de ciências, experimentos de física, química, biologia e geologia. Aqui as crianças podem passar horas assistindo experimentos reais, das mais diversas questões, que podem reproduzir e se divertir.
- No Youtube existem canais educativos como o “Smile and Learn” no qual há divertidos vídeos sobre as partes do corpo, animais vertebrados e invertebrados, entre outros assuntos. Pesquisando pode se encontrar muitos outros canais e vídeos interessantes, inclusive, no famoso canal do streamer Casimiro é possível aprender sobre ciência e biotecnologia.
- Atividades cotidianas
Utilizando as três dicas anteriores junto com a criatividade, pais, responsáveis e professores devem basear-se em eventos cotidianos para estimular o interesse e a curiosidade no ensino de ciências. As crianças adoram compartilhar experiências pessoais e ideias sobre fenômenos científicos e isso pode ser explorado.
O ensino de ciências é interdisciplinar e linguagens de matemática, tecnologia, artes e estudos sociais, por exemplo, podem ser utilizadas para tornar as experiências mais ricas e precisas. As crianças têm muito conhecimento sobre aquilo que visualizam e podem compartilhar isso no seu grupo. Mostrar como as plantas respiram ou como ocorre a germinação das sementes são temas cotidianos e de fácil aplicação no ambiente escolar e em casa, mas que podem fazer muita diferença na vida dessas crianças.
Atividades como essas podem ser implementadas nas escolas conforme o interesse das crianças. Inspirados na curiosidade das crianças pelos animais e alimentos, um grupo do Laboratório de Biotecnologia do Colégio Dante Alighieri, na cidade de São Paulo-SP, receberam alunos do Maternal I para atividades especiais onde eles aprenderam de onde vem o leite e como são produzidos seus derivados como queijo e iogurte. Além disso, as idealizadoras do projeto montaram uma mini biblioteca de livros infantis com histórias dos animais. Depois as crianças ajudam a preparar o queijo observando as transformações pelas quais o leite pode passar. Para finalizar fazem uma degustação do queijo produzido e outros derivados lácteos.
Outro projeto, o Conexão Biotec, que leva a Biotecnologia para as escolas semi-áridas, é organizado pela Liga Acadêmica de Biotecnologia do Semi Árido (LABSA) no Rio Grande do Norte. Segundo a colaboradora do Profissão Biotec Thayanne Costa, graduanda em biotecnologia e presidente da LABSA, a divulgação científica deve começar desde cedo na vida das pessoas. Thayanne conta que ver o interesse das crianças em “ser biotecnologista para acabar com os bichinhos que existem por aí”, depois de aprender sobre higiene das mãos e combate aos bichinhos (microrganismos), é renovador e traz muita alegria para um profissional da área.
Incentivar as crianças a pensar sobre os eventos naturais abre as portas do conhecimento para que elas possam entender as ideias científicas que os fundamentam. Isso contribui para torná-los adultos interessados, questionadores e formadores de ideias. Assim, eles podem se tornar protagonistas do mundo e ter uma participação mais ativa na sociedade.
Cite este artigo:
CARDIAS, B. B. 4 dicas para ensinar ciências para crianças. Revista Blog do Profissão Biotec. V. 10, 2023. Disponível em: <https://profissaobiotec.com.br/4-dicas-para-ensinar-ciencias-para-criancas>. Acesso em: d/mm/aaaa.
Referências
MARTINS, Bruna. Hora da brincadeira: aprenda a plantar feijão no algodão. 2021. Disponível em: <https://casavogue.globo.com/Smart/noticia/2021/12/hora-da-brincadeira-aprenda-plantar-feijao-no-algodao.html>. Acesso em: 05 set. 2023.
SHARMA, Meenakshi. 5 dicas para ensinar ciência a crianças e cultivar sua curiosidade. 2021. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2021/09/5-dicas-para-ensinar-ciencias-criancas-e-cultivar-sua-curiosidade.html>. Acesso em: 05 set. 2023.
SILVA, Fernando. Ciência na infância: três sites para os pequenos curiosos. 2023. Disponível em: <https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/ciencia-na-infancia-tres-sites-para-os-pequenos-curiosos/>. Acesso em: 05 set. 2023.
SITE Lunetas. Ciência das plantas: 5 experimentos para fazer com as crianças. 2021. Disponível em: <https://lunetas.com.br/ciencia-das-plantas-experimentos-criancas/>. Acesso em: 05 set. 2023.
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