Nesta lista, compilamos o depoimento de vários membros da equipe do Profissão Biotec sobre os cursos que fizeram durante a quarentena e os motivos que os tornam tão interessantes. Confira!

Durante este período de quarentena do novo coronavírus, os cursos online acabaram ganhando muito espaço por trazerem uma oportunidade de aprendizado que não demanda proximidade física, além de serem uma forma de usar o tempo “livre” para adquirir um novo conhecimento. 

Nesta lista, compilamos o depoimento de vários membros da equipe do Profissão Biotec sobre os cursos que fizeram e os motivos que os tornam tão interessantes. Confira!

1. Metodologia da Pesquisa Científica 

Onde fazer: Campus virtual da Fiocruz 
Quem indica: Bruna Lopes
Duração: As aulas são disponibilizadas todas de uma vez, e você vai assistindo no seu tempo!
Investimento: gratuito

Depoimento: Achei o curso didático, com explicações e exemplos simples e objetivos. O curso discute temas importantes para o desenvolvimento de uma pesquisa científica, desde a revisão da literatura até a análise dos dados e como elaborar um projeto de pesquisa, informações fundamentais para quem trabalha nessa área. O certificado de conclusão é enviado por e-mail após a realização de uma avaliação online. O curso é simples, de fácil acesso e traz informações muito úteis para quem pretende trabalhar ou já trabalha com pesquisa científica.

2. Industrial Biotechnology 

Onde fazer: O curso está disponível na plataforma do edX
Quem indica: Caroline Salvati
Duração: 7 semanas, com dedicação semanal de 6 a 8 horas
Investimento: O curso é gratuito, demandando apenas o pagamento de uma taxa de cerca de R$250 para obtenção de certificado.

Depoimento: O curso “Industrial Biotechnology” foi desenvolvido por acadêmicos da Delft University of Technology (Holanda) e é ministrado em inglês. Ele apresenta conceitos importantes sobre bioeconomia, bioprocessos e biotecnologia e ensina a interpretar parâmetros e resolver cálculos básicos de engenharia de processos. O curso alterna entre aulas teóricas e estudo de caso com a produção de 1,3-propanodiol. Eu ainda estou no  módulo 4, mas já aprendi muito sobre estequiometria, reação do processo, balanço de massa e fermentação. O curso vale muito a pena, principalmente para estudantes e graduados em cursos que não contemplam a engenharia, como bacharelado em Biotecnologia, Biologia e etc. Mas já aviso: o curso tem bastante matemática! Separe um caderno, lápis e borracha para fazê-lo 🙂

3. Introdução à Divulgação Científica

Onde fazer: Campus Virtual da Fiocruz
Quem indica: Darling Lourenço
Duração: Como todas as aulas são disponibilizadas logo no início, é possível fazer o curso de acordo com o seu tempo. É bem prático, em aproximadamente 3 horas eu consegui terminar.
Investimento: Gratuito

Depoimento: O curso é bem fácil, prático e rápido e muito bom para quem tem interesse e/ou trabalha com divulgação científica. O material é bem interativo e agradável. Me interessei em fazer o curso para aprender um pouco mais sobre como abordar os temas de divulgação científica para diversos públicos. Recomendo à todos que tem interesse em divulgar a ciência de alguma forma, uma vez que o curso tem material didático com informações para divulgação de materiais tanto em forma de texto quanto de vídeo e também conta com dicas de como abordar diversos tipos de públicos. É muito interessante e gratuito! Além disso, a avaliação é feita através da enquete inicial e final, com perguntas sobre seu aprendizado no curso. O certificado é enviado por e-mail após cerca de  5 dias.

4. Writing in the Sciences 

Onde fazer: Coursera
Quem indica: Kaidu Hanashiro Barrosa
Duração: 8 semanas, aproximadamente 30h
Investimento: Grátis ou pode ser pago para obter o certificado
Atenção: Inglês! 

Depoimento: Antigamente, enquanto ainda vivia a vida acadêmica, decidi fazer este curso por recomendação de uma amiga também pós-graduanda -afinal, escrever artigos científicos era a nossa função social, não é mesmo? Aprendi mais com este curso do que com a graduação + pós-graduação: técnicas e raciocínios super úteis e aplicáveis, tanto para a redação científica quanto para outros tipos de textos. Sem muitas teorias, são lições e dicas muito práticas e diretas.

5. Elements of Artificial Intelligence

Onde fazer: O curso está disponível neste link
Quem indica: Caroline Salvati
Duração: Cerca de 20 horas. 
Investimento: Gratuito.

Depoimento: Desenvolvido pela Universidade de Helsinki (Finlândia) e pela Reaktor, o curso apresenta conceitos básicos de inteligência artificial, tais como machine learning, redes neurais e implicações na vida real, por meio de uma plataforma fácil e interativa. Está disponível em algumas línguas, como inglês e alemão, porém ainda não há versão em português. O curso combina teoria com exercícios práticos e é uma excelente porta de entrada para o mundo da inteligência artificial. Além disso, é gratuito e emite certificado.

6. Inteligência Emocional

Onde fazer: Na plataforma online da Escola Conquer
Quem indica: Rayanelle Tissiane
Duração: A carga horária é de 10h, o curso é dividido em videoaulas e atividades
Investimento: O conteúdo era gratuito até dia 04/05/2020, agora custa R$ 582,00

Depoimento: Inicialmente, quando vi a oportunidade não imaginava como seria exposto o tema, mas me matriculei mesmo assim. Foi uma experiência maravilhosa! Vivemos sempre muito atarefados e buscando realizar mil coisas ao mesmo tempo. Inicialmente tudo flui,, mas ao passar do tempo esse acúmulo de tarefas acaba trazendo resultados adversos, e o curso mostrou bem isso. Além dessa questão, também é abordado  como devemos trabalhar a inteligência emocional em todos os campos da nossa vida, pois não adianta ter um currículo extenso se no momento em que as coisas ficam difíceis você não tem capacidade de lidar com a situação  da forma correta, e mais ainda, o quanto é importante você se autoconhecer para que as coisas possam fluir bem. É um curso perfeito, cada assunto é muito bem trabalhado e aplicado. Nesse momento  o curso está sendo pago, mas recomendo que aqueles que tiverem interesse, façam! Este curso vai abrir seus olhos para muitas coisas.

7. Learning How to Learn

Onde fazer: Coursera
Quem indica: Kaidu Hanashiro Barrosa
Duração: aproximadamente 15h
Investimento: Grátis ou pode ser pago para obter o certificado

Depoimento: Curso em inglês com legendas em português. Uma vez que o “conhecimento” é sempre um objeto de desejo, a promessa de saber como aprender sobre qualquercoisa foi bastante atraente! Após este curso, eu me dei conta de que nem na escola, universidade ou pós-graduação você aprende sobre como aprender sobre um assunto: você apenas é apresentado a um tópico, é direcionado a entender/decorar/recordar/replicar e boa! Mas e se quiséssemos aprender algo que não estava na ementa? O curso traz uma compreensão muito interessante sobre nossos processos cognitivos, fisiológicos e dicas práticas sobre como melhor aprender sobre algo.

8. Data Analysis with R

Onde fazer: Udacity 
Quem indica: Mariana Araújo Pereira
Duração: 2 meses
Investimento: Gratuito

Depoimento: Eu utilizo o R todos os dias para realizar as análises do doutorado, mas como aprendi muita coisa “na marra” durante o mestrado, sentia falta de ter um embasamento teórico da linguagem, e esse curso me proporcionou isso. Além de ter uma linguagem fácil e, inclusive, poder ser realizado em português (com legendas), o curso é bastante prático e percorre por toda a análise de dados, desde a parte de análise exploratória até análise preditiva de dados. Outro ponto interessante é que o curso foi criado em parceria com o Facebook, então ao decorrer dele são apresentados profissionais que trabalham para que a rede social funcione e também exemplos e dados advindos da própria plataforma para a realização da parte prática.

E aí, conta pra gente quais cursos VOCÊ indica?

Texto colaborativo organizado por Caroline Salvati

Disclaimer: Nem o Profissão Biotec nem seus colaboradores receberam alguma recompensa para divulgação desses cursos.

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações.