Por que usar ferramentas para organizar sua pesquisa científica?
Seja uma iniciação científica, um TCC, um mestrado, um doutorado ou um pós-doutorado, é impossível gerir todas as informações e prazos por conta própria.
É preciso definir datas de entrega, planejar experimentos, anotar resultados, analisar resultados, buscar artigos de referências, formatar seu texto, marcar reuniões com o orientador/chefe, e a lista continua…
Para quem é adepto dos cadernos e dos arquivos salvos em pen drive, eles podem parecer práticos, mas você corre um grande risco de perder eles junto com toda aquela informação valiosa.
Por isso, ferramentas online compartilháveis são as mais seguras, com salvamento em tempo real e histórico de edições. Afinal, você não quer perder uma pesquisa acadêmica de meses ou anos por um descuido, certo?
Além disso, você irá se surpreender com as funcionalidades e possibilidades de otimização de tempo e resultados que essas ferramentas podem oferecer.
Mapas mentais para organizar e desenvolver suas ideias
Um mapa mental é um diagrama no qual você pode conectar e ilustrar a hierarquia entre diferentes possibilidades.
É ótimo para fases iniciais de um projeto de pesquisa, quando você precisa desenvolver e organizar sua ideia, ou para resumir artigos, facilitando a sua compreensão.
É possível criar seu mapa mental em uma folha ou cartolina, mas as ferramentas online e compartilhadas são ideais quando você quer retomar aquele mapa e aperfeiçoá-lo. Vem conhecer 3 mapas mentais incríveis.
1 – Xmind
O Xmind é uma ótima ferramenta de mapa mental disponível para mobile, web e desktop. Você cria a sua conta e já pode conectá-la ao seu drive para manter tudo salvo em tempo real. Existem pacotes pagos com mais funcionalidades, mas a versão gratuita já vem bem completa.
Ele conta com diferentes estilos de mapa, inclusive o Gantt, um formato especial para gerenciamento de projetos, no qual você consegue visualizar a “linha do tempo” de todas as suas tarefas.
Além disso, ele disponibiliza adesivos e marcadores para dar destaque visual às informações do mapa.
2 – Mind Meister
.
O Mind Meister é bem versátil e fácil de usar. Ele pode ser usado no desktop, mobile e na versão web. Conta com versão gratuita e paga.
Além disso, ele é colaborativo, tem estatísticas de uso e gera relatórios. Ele tem várias configurações para personalização e vem com modelos de mapa mental pré-definidos para te ajudar, como métodos de gestão de produtividade ou o brainstorm, uma “chuva de ideias”.
Você também pode anexar arquivos, linkar outros sites e até fazer uma votação sobre algum tópico específico.
3 – Lucidchart
O Lucidchart é provavelmente a ferramenta de mapa mental mais completa listada aqui. Não é por acaso que 99% das empresas listadas na Fortune 500 usam ela. Disponível para mobile, web e desktop, a ferramenta tem versões paga e gratuita.
Ela conta com muitos modelos, não só de mapas mentais, mas de fluxogramas e diagramas com objetivos específicos. Com as opções gratuitas já é possível fazer seu mapa mental e até um fluxograma do seu experimento ou escalonamento, por exemplo.
Conta com um bate-papo para cocriar com colegas e seu orientador, além de poder exportar e importar dados.
Ferramentas para organizar suas referências e escrita
Organizar artigos científicos e encontrar a informação que você precisa pode ser trabalhoso. Sem falar na criação das referências bibliográficas e citações dentro da norma determinada.
Uma solução é usar ferramentas de organização de referências e de formatação de texto, onde você pode guardar, buscar e citar artigos de forma fácil.
4 – Zotero
Zotero é um assistente de pesquisa gratuito no qual você coleta, organiza, cita e compartilha artigos. Ele está disponível para versão desktop e web.
Instalando a extensão do Google Chrome, você pode com um clique salvar o artigo, já que o Zotero consegue identificar quando se trata de um trabalho científico. Depois é só organizar em pastas conforme a sua necessidade, e compartilhar com os colegas de pesquisa.
Para citações, ele conta com mais de 9.000 diferentes normas de publicação, e pode ser usado diretamente no Microsoft Word, Google Docs e LibreOffice.
5 – Mendeley
O Mendeley é outro gerenciador de referências com funcionalidades bem parecidas ao Zotero. Você pode usá-lo no desktop, na web ou no mobile. Ele conta com uma extensão para importar artigos diretamente, sem precisar baixar arquivos.
Além disso, disponibiliza um plugin de citações para Word, Word para Mac e Libre Office, com mais de 8.000 estilos de publicação.
Você pode grifar e fazer anotações nos artigos salvos, e compartilhar pastas com colegas, já que o Mendeley funciona como uma rede social de pesquisadores também.
6 – FastFormat
O FastFormat foge um pouco da proposta dos dois anteriores, por se tratar de um formatador de textos online, com versão gratuita e paga. Ele vai te ajudar tanto na organização como na escrita do seu trabalho.
Usado por diversas pessoas em universidades de todo o país, a ferramenta edita seu texto automaticamente na norma pedida.
Numeração de páginas, tabelas e figuras? Não precisa se preocupar. Referências e citações também são feitas de forma fácil. Além disso, erros ortográficos e outras questões quanto à gramática e facilidade de leitura são avaliados e corrigidos.
Tudo é salvo na nuvem com histórico de alterações e é possível compartilhar e comentar o arquivo para escrita conjunta e revisão.
Precisa de mais ajuda na hora de escrever sua pesquisa? Publicamos outro texto com ferramentas de escrita acadêmica que podem te ajudar.
Ferramentas para ter tudo em um só lugar e organizar suas tarefas
Para que suas ideias saiam do papel, seus experimentos sejam planejados e os prazos de entrega sejam cumpridos, é fundamental usar alguma ferramenta de organização de tarefas, aquelas “tudo em um”.
7 – Trello
O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de fluxo de tarefas com versão gratuita e paga, disponível para web e mobile.
Ele usa a metodologia kanban, ou seja, dentro do seu “quadro” você terá colunas com cartões correspondentes a sua tarefa. Geralmente essas colunas são nomeadas como “a fazer”, “fazendo” e “feito”. Mas você pode dar o nome que preferir!
Dentro de cada cartão você pode adicionar descrições, listas de checagem, atribuir para uma pessoa específica, estabelecer prazos, colocar links, arquivos e até imagens.
E há algum tempo ainda conta com uma visualização de calendário, onde todos os cartões ficam distribuídos na semana ou mês.
8 – Evernote
Com o Evernote, é impossível deixar alguma ideia ou projeto serem esquecidos. Ele serve para guardar toda e qualquer informação. Viu algo que pode ser fundamental para sua pesquisa acadêmica? Salve no Evernote para mais tarde.
Nele você pode criar “cadernos” para cada projeto, com diferentes tipos de notas, salvar coisas diretamente do seu navegador e criar lembretes, inclusive com áudios e vídeos.
O Evernote está disponível para desktop, web e mobile, e conta com um plano gratuito.
9 – Notion
O Notion é conhecido por ser uma ferramenta multifuncional e tudo em um. A versão gratuita disponível para web e mobile te oferece um mar de possibilidades e permite compartilhar páginas com outras pessoas.
Você consegue criar diversas páginas nele, e dentro de cada uma delas inserir quantos “blocos” você quiser. Esses blocos podem ser imagens, calendários, listas, quadros kanban (como do Trello) textos, códigos de programação, documentos e assim por diante.
Além disso, ele oferece modelos pré-definidos para facilitar seu uso caso você não queira customizar a sua própria página. No caso da figura acima, temos um modelo para planejamento de tese, mas existem páginas personalizadas para vida pessoal, estudantil e profissional, vale a pena explorar todas as funcionalidades.
Quais dessas ferramentas você vai testar primeiro?
Visualizar o que foi, está sendo e o que precisa ser feito de forma online é fundamental para se organizar e remanejar tarefas quando algo atrasa ou algum experimento dá errado.
Sem falar na confiança de ter seus documentos, suas referências e outras informações importantes salvas em uma nuvem, sem riscos de perda.
Escolher algumas dessas ferramentas para organizar sua pesquisa científica farão com que você ganhe tempo e possa gerar resultados de maior qualidade, aperfeiçoando o seu trabalho.
Cite este artigo:
HOHMANN, S. 9 ferramentas para organizar sua pesquisa científica. Blog do Profissão Biotec, v.8, abril/2021. Disponível em: <https://profissaobiotec.com.br/9-ferramentas-para-organizar-pesquisa-cientifica/>. Acesso em: dd/mm/aaaa
Referências:
XMIND. Disponível em: <https://www.xmind.net/>. Acesso em: 30 de jan de 2021.
MIND MEISTER. Disponível em: <https://www.mindmeister.com/pt>. Acesso em: 30 de jan de 2021.
LUCIDCHART. Disponível em: <https://www.lucidchart.com/pages/pt>. Acesso em: 30 de jan de 2021.
ZOTERO. Disponível em: <https://www.zotero.org/>. Acesso em: 30 de jan de 2021.
MENDELEY. Disponível em: <https://www.mendeley.com/>. Acesso em: 31 de jan de 2021.
FASTFORMAT. Disponível em: <https://fastformat.co/>. Acesso em: 31 de jan de 2021.
TRELLO. Disponível em: <https://trello.com/>. Acesso em: 31 de jan de 2021.
EVERNOTE. Disponível em: <https://evernote.com/intl/pt-br/>. Acesso em: 31 de jan de 2021.
NOTION. Disponível em: <https://www.notion.so/>. Acesso em: 31 de jan de 2021.