A partir de 1 de julho de 2023 os psicodélicos psilocibina e MDMA (3,4-methylenedioxy-methamphetamine) vão começar a ser prescritos na Austrália para o tratamento de algumas doenças psiquiátricas. A controversa decisão é do Therapeutic Goods Administration (TGA) – o equivalente australiano da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Somente psiquiatras autorizados poderão fazer a prescrição de psilocibina para o tratamento de depressão resistente à tratamento e do MDMA para o tratamento de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).
A psilocibina é uma molécula psicodélica originalmente extraída de “cogumelo mágicos” e o MDMA (3,4-methylenedioxy-methamphetamine) é uma droga sintética conhecida como ecstasy. Tanto a psilocibina quanto o MDMA são consideradas substâncias ilícitas na maior parte dos países do mundo pelos riscos de abuso; mas a partir de primeiro de julho essas substâncias passaram a ser classificadas como “substâncias controladas” (Schedule 8) na Austrália para permitir a prescrição nos casos específicos descritos acima.
Os efeitos psicodélicos das substâncias psilocibina e MDMA vem sido bastante pesquisados em estudos clínicos nos últimos 20 anos, e essas substâncias se mostraram promissoras no tratamento de algumas doenças psiquiátricas como depressão e TEPT. No entanto, isso não significa que o uso dessas substâncias esteja livre de riscos. Apesar de alguns resultados promissores no tratamento de doenças psiquiátricas, os estudos com psilocibina e MDMA foram realizados com um número pequeno de participantes, e em um ambiente extremamente controlado, com a administração de doses únicas seguidas de acompanhamento psicoterapêutico. O uso dessas substâncias fora do ambiente do estudo clínico é desaconselhável, pois podem ocorrer efeitos adversos como ansiedade, paranóia, transtornos psicóticos e aumento dos batimentos cardíacos.
A decisão do TGA australiano de permitir a prescrição dessas moléculas para tratamento médico foi considerada controversa por muitos especialistas, pois o conjunto de estudos de segurança e eficácia dessas moléculas ainda não está completo.
Saiba mais sobre o resultados dos estudos clínicos com psilocibina e MDA nesta matéria.
Acesse a matéria sobre a aprovação do TGA em inglês no site da Nature e em português pelo site da BBC.