O primeiro transplante de útero, realizado entre pacientes vivas, foi realizado no mês passado pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). A instituição já havia realizado um transplante de útero mas com doadora falecida.
A equipe da Divisão de Ginecologia e Serviço de Transplante de Fígado e Órgãos do Aparelho Digestivo do HCFMUSP foi a responsável pelo feito inovador e pela primeira vez realizado na América Latina. A equipe brasileira teve o apoio de uma equipe sueca, liderada pelo Dr Mats Brännström, o pioneiro do transplante uterino no mundo.
A paciente que recebeu o útero era portadora da Síndrome de Rokitansky (síndrome rara de má-formação congênita) e recebeu o útero de sua irmã. Segundo Dr Luiz Augusto Carneiro D’Albuquerque, que chefiou a equipe responsável pelo transplante, a cirurgia foi bem sucedido (a paciente receptora do útero já começou a ter ciclos menstruais) e daqui a seis meses a paciente poderá ser submetida ao procedimento de Fertilização In Vitro (FIV) para que possa engravidar.
O transplante realizado por médicos brasileiros é um grande avanço para a ciência mundial, unindo os progressos da medicina e da biotecnologia em prol da saúde reprodutiva de mulheres.
Fonte: CNN