Nos dias 18 e 19 de novembro foi realizado no Rio de Janeiro a Cúpula de Líderes do G20, evento que reuniu as lideranças dos 19 países membros, além da União Africana e União Europeia. E a ministra da Saúde do Brasil, Nísia Trindade, participou de encontros com representantes do Reino Unido e China durante a programação do G20, para estabelecer uma colaboração internacional entre os países. O objetivo foi criar parcerias que auxiliem no enfrentamento de pandemias e mudanças climáticas, e possam ampliar a produção de vacinas, medicamentos e insumos.
Com a China, o Brasil assinou parcerias para avançar no desenvolvimento de biotecnologias, vigilância em saúde e inovações, a fim de favorecer o desenvolvimento científico, principalmente na área de saúde pública. Um dos principais objetivos é promover a produção regional de vacinas e insumos, reduzindo a dependência do Brasil na importação desses produtos.
Com o Reino Unido, o Brasil assinou um memorando de cooperação nas áreas de mudanças climáticas, preparação e prevenção de pandemias, inovação, tecnologia em saúde, saúde digital e pesquisa em saúde.
Os acordos assinados visam promover esses avanços a partir de 2025.
Fonte: Agência Gov