Revista Science critica falta de verbas para ciência no Brasil

A edição de sexta feira (28) da revista Science, uma das mais renomadas revistas científicas do mundo, dedica dois artigos sobre o Brasil, no entanto as matérias não são sobre nossos feitos científicos. O incêndio do Museu Nacional, no início do mês no Rio, e a falta de investimento do governo em ciência são assuntos da carta “Falta de apoio à ciência desaponta o Brasil” e o editorial “Crise no Brasil”, ambos em inglês.

A carta é assinada por 21 cientistas de quatro instituições – as americanas Universidade de Cornell, Universidade da Flórida e Academia de Ciências da Califórnia, e a brasileira Universidade Federal do Rio de Janeiro, mantenedora do museu destruído.

Já o editorial foi assinado pela astrofísica Beatriz Barbuy, que reitera que o orçamento atual do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) corresponde a apenas 40% do orçamento de 2010 (corrigido a inflação) e após ter sido fundido com o antigo Ministério da Comunicação em 2016. A astrofísica, que trabalha na USP, diz ainda que as eleições são a oportunidade para que o país repense os investimentos em ciência.

Segundo Barbuy, a crise econômica tem sido utilizada como justificativa para o governo brasileiro frear investimentos científicos. “[Na Europa] a produção de universidades em pesquisa impulsionou a economia, gerando aproximadamente 100 bilhões de euros em valor bruto, além de 1,3 milhão de empregos”,,diz no texto.

Leia uma reportagem mais extensa sobre isso no site da Folha (em português).

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes
Assine nossa newsletter