Uma simples mistura de cúrcuma (também conhecida como açafrão da terra ou turmérico) e água podem ser a solução para o combate à dengue. A descoberta partiu de um grupo de pesquisadores da USP São Carlos ao observarem que as larvas do Aedes aegypti foram destruídas após ingerirem a “água temperada” .
Ao ser ingerida pela larva, a curcumina – pigmento que dá cor à cúrcuma – se aloja em seu intestino. Essa substância possui propriedades fotodinâmicas que, com a exposição à luz, induzem a produção de espécies reativas de oxigênio altamente tóxicas.
A pesquisa, ainda em desenvolvimento, foi noticiada e explicada pelos pesquisadores em uma matéria da filial local da Rede Globo que pode ser conferida aqui!
Pessoal, não é bem assim. A curcumina usada nesse estudo é extraída do açafrão da terra. Mas não basta misturar o açafrão da terra com água para obter o mesmo efeito. Não propaguem informações que podem levar à desinformação.
Olá Lilian, sim explicamos isso no post, que o efeito é provocado pela curcumina extraída do açafrão da terra. Informação de qualidade está entre nossos valores!