A tuberculose é uma doença que afeta principalmente os pulmões, gerando uma tosse seca, sudorese noturna, febre, emagrecimento e fadiga, podendo ser incapacitante. Causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, a doença demanda no mínimo seis meses de tratamento.
A incidência de tuberculose é um importante marcador de desenvolvimento social de desigualdade e vulnerabilidade, uma vez que acomete principalmente as comunidades mais carentes. Desde 2017, o número de casos tem aumentado – estima-se 250 novos casos por dia no país – especialmente o de linhagens de M. tuberculosis resistentes ao tratamento. Com esta motivação, pesquisadores de USP, em parceria com cientistas de Moçambique e África do Sul, sequenciaram o genoma de linhagens dessa bactéria oriundas da região de Ribeirão Preto (SP) e da cidade de Beira, em Moçambique.
O objetivo de sequenciar o genoma é entender melhor as bases genéticas do microrganismos para aperfeiçoar o diagnóstico e tratamento, podendo escolher antibióticos mais eficientes. Além disso, o estudo também apoiará na compreensão do elo de transmissão da doença.
Mais informações sobre a doença e os estudos podem ser obtidas no site do Jornal da USP.
.