Borg: o misterioso DNA que “assimila” genes do ambiente

Cientista identificaram os Borgs: um DNA com cerca de 1 milhão de pares de bases, diferente de qualquer outro já identificado até o momento.

Cientistas da Universidade da Califórnia (EUA) descobriram, em amostras de regiões com lama no oeste dos Estados Unidos, estruturas de DNA que podem assimilar genes de microrganismos do ambiente. Esse DNA, com fitas extralongas, foi batizado de “Borg” em homenagem aos alienígenas da franquia Star Trek.

Os Borgs são elementos extracromossômicos (ECEs), com cerca de 1 milhão de pares de bases, diferente de qualquer outro DNA já identificado até o momento. Os Borgs identificados na pesquisa parecem estar associados às arquéias, especificamente à variedade Methanoperedens , envolvidas no processo de digestão do metano. Segundo os cientistas, os Borgs abrigam genes necessários para todo o processo metabólico de digestão do metano, por exemplo.

Agora, os cientistas investigam a função e as possíveis aplicações dos Borgs, que poderiam ser usados para diminuir as emissões de metano geradas por arquéias, reduzindo o impacto das mudanças climáticas. O artigo referente a descoberta foi publicado na plataforma bioRxiv e ainda precisa ser revisado.

Mais informações em Nature.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes
Assine nossa newsletter