Na última semana, médicos da Langone Health da Universidade de Nova York (Estados Unidos) anunciaram a realização de um transplante inédito: um paciente recebeu o rim de um porco! O paciente apresentava morte cerebral (quando não há perspectiva de recuperação) e o procedimento foi autorizado pela sua família.
O rim transplantado era de um porco que foi geneticamente modificado exatamente para impedir a rejeição do órgão. Três dias após o transplante o rim funcionava da forma esperada, segundo os médicos. Além do rim, os médicos também transplantaram o timo do porco geneticamente modificado na tentativa de impedir o processo de rejeição, comum após os transplantes.
O sucesso da cirurgia e a ausência de rejeições abrem novas possibilidades para aqueles que aguardam na fila dos transplantes, ajudando a resolver o problema da falta de doadores de órgãos. Os médicos afirmam que este é o transplante mais avançado realizado até o momento, mas destacam também que mais estudos são necessários para compreensão e aprimoramento da técnica. A expectativa da equipe médica é que dentro de uma década outros órgãos de porcos (como coração, pulmão e fígado) possam ser usados em humanos.
Mas, enquanto a ciência não aprimora esta técnica incrível, a doação de órgãos humanos ainda é essencial! Por isso, opte por ser um doador e comunique sua decisão aos seus familiares!
Mais informações em BBC.