O oncologista brasileiro Pedro Isaacsson Velho, do Hospital Moinhos de Vento (Porto Alegre), recebeu o prêmio da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) pela sua pesquisa de um tratamento inovador para o câncer de próstata. Pela primeira vez, um pesquisador de uma instituição brasileira recebeu o tradicional prêmio The Career Development Award (CDA) da ASCO.
O prêmio reconheceu as pesquisas coordenadas pelo oncologista, que busca um novo tratamento para o câncer de próstata. Sua pesquisa desenvolveu um tratamento inovador onde o hormônio testosterona, combinado com o radiofármaco Radium-223, é usado em estágio avançado da doença. Essa estratégia é oposta a usada atualmente mas, segundo o médico, é capaz de reverter a disfunção erétil, a perda de massa muscular, o cansaço e a anemia dos pacientes, melhorando sua qualidade de vida.
O prêmio de US$ 200 mil será entregue no dia 4 de junho, durante a ASCO Annual Meeting, o mais importante congresso de oncologia do mundo, que ocorrerá nos Estados Unidos. O valor será revertido para continuidade das pesquisas em câncer de próstata do próprio hospital.
Mais informações em GZH.