Estão abertas as inscrições da 11ª Edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O evento é um projeto educacional, voltado para alunos e professores da educação básica, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (2º segmento) e do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas.
A Obsma pretende incentivar projetos nas áreas da saúde e educação ambiental, que despertem a criatividade, inovação e interesse pela ciência. Diferentes modalidades de trabalhos podem ser inscritas: produção de textos, produção audiovisual e projeto de ciências.
Os trabalhos escolhidos nas etapas regionais concorrem a premiação nacional, com trabalhos de todo o Brasil. Os autores dos trabalhos vencedores poderão participar de eventos na Fiocruz, no Rio de Janeiro, com as despesas de viagem, hospedagem e alimentação custeadas pela instituição. As inscrições vão até 08 de julho no site.
Além disso, professoras e alunas também podem concorrer ao Prêmio Menina Hoje, Cientista Amanhã. Nesta edição o prêmio homenageia Maria Deane, uma importante cientista da Fiocruz. O objetivo do prêmio é incentivar meninas e jovens mulheres nas carreiras científicas, nas áreas de ciência e tecnologia. Serão escolhidos apenas trabalhos desenvolvidos por participantes do gênero feminino.
Saiba mais sobre a Obsma e o Prêmio Menina Hoje, Cientista Amanhã acessando o regulamento completo.
Fonte: Fiocruz