Cientistas da Universidade de Manchester (Reino Unido) desenvolveram um exame cutâneo capaz de detectar a doença de Parkinson em 3 minutos! O exame foi baseado na experiência da enfermeira escocesa Joy Milne ao relatar que, 12 anos antes do diagnóstico de Parkinson do marido, ela já sentia uma mudança no cheiro dele. Esse caso descrito por Joy Milne estimulou os cientistas a pesquisarem possíveis mudanças no odor de pacientes com a doença.
Os cientistas desenvolveram então um teste de esfregaço da pele, onde coletam o sebo (porção oleosa) de regiões como as costas por meio de um swab (similar a um cotonete). Posteriormente é realizada uma análise por espectrometria de massa, que identificou 500 compostos diferentes ao comparar as amostras dos pacientes com Parkinson e os pacientes saudáveis. Além disso, o teste apresentou uma precisão de 95%.
Os resultados da pesquisa foram publicados na revista científica Journal of the American Chemical Society, e os cientistas ainda precisam validar o teste em um laboratório clínico antes da utilização por pacientes.
A doença de Parkinson é uma condição neurológica, sem cura, que atualmente é diagnosticada apenas por meio dos sintomas do paciente. E esse diagnóstico pode levar meses ou até anos, o que atrasa o início do tratamento. Dessa forma, o desenvolvimento do exame cutâneo é uma esperança para milhares de pessoas em todo o mundo!
Fonte: BBC