O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima criou a Secretaria Nacional de Bioeconomia com o objetivo de incentivar atividades sustentáveis que gerem retorno econômico para o país. Além disso, espera-se também a criação e expansão de políticas públicas que valorizem a exploração sustentável dos recursos naturais, implementando um plano nacional de desenvolvimento sustentável, aumentando a competitividade da produção brasileira no mercado internacional.
Para liderar a nova secretaria a escolhida foi Carina Pimenta, diretora executiva do Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus), uma organização não governamental que incentiva ecossistemas de negócios de impacto socioambiental. Formada em Administração pela EAESP-FGV e mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade de Sussex (Inglaterra), Carina possui experiência na construção de soluções nas áreas de finanças de impacto socioambiental.
Além da Secretaria Nacional de Bioeconomia, foram criadas também a Secretaria Nacional de Mudança do Clima, Secretaria Extraordinária de Controle do Desmatamento e Queimadas, Secretaria Nacional da Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais e Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Sustentável. Essas novas secretarias tornam o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima mais robusto com grande foco no combate das mudanças climáticas e com participação de um time de especialistas na área.