No último dia 26, foi anunciada a retomada da produção de insulina no Brasil por uma empresa de biotecnologia nacional. A empresa de biotecnologia Biomm anunciou que vai inaugurar uma fábrica de insulina em Minas Gerais. Esta será a única fábrica brasileira de insulina, visto que as outras plantas que existem são de empresas estrangeiras.
O CEO da empresa, Heraldo Machezini , informou que será produzida a insulina Glargina, análoga e melhor do que a insulina humana. Essa insulina também oferece maior segurança e vantagens econômicas e tecnológicas. A empresa terá capacidade de produzir até 20 milhões de unidades de refis (frascos/ampolas) por ano. A fábrica utilizará padrões de segurança, validação e aprovação sanitária mais complexos, mas já recebeu aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para suas atividades.
Com um investimento de R$ 800 milhões, a fábrica representa um grande avanço para a soberania tecnológica brasileira e oferecerá ao Sistema Único de Saúde (SUS), a um preço acessível, tratamento para mais de 1,9 milhão de pacientes.
Também foram assinados protocolo de intenções com a Fiocruz para o desenvolvimento de plataformas de produção de medicamentos para doenças metabólicas, como a diabetes.
Fonte: Ministério da Saúde