A diversidade brasileira sempre foi muito comentada mas agora ela está cientificamente comprovada! Um estudo publicado na revista Science identificou a miscigenação no DNA da população brasileira.
A pesquisa faz parte do Programa Genomas Brasil (iniciativa do Ministério da Saúde) e foi liderada por pesquisadores brasileiros como a Dra Lygia Pereira. O DNA de 2.723 indivíduos, de diferentes regiões do Brasil, foi analisado identificando quase nove milhões de variantes genéticas, que nunca haviam sido descritas em nenhuma outra população.
Esses resultados são relevantes do ponto de vista histórico e de saúde pública! Isso porque ao conhecermos a genética da população brasileira será possível desenvolver pesquisas biomédicas e farmacêuticas direcionadas, gerando medicamentos, vacinas e/ou tratamentos mais eficientes. O estudo também evidenciou que no Brasil o DNA herdado da mãe é de prevalência indígena e africana, enquanto o DNA herdado do pai é de prevalência europeia, indicando a violência sofrida por mulheres indígenas e africanas durante o processo de colonização.
Os resultados dessa pesquisa são um marco para a ciência brasileira e um dos próximos passos será avaliar a relevância biológica das variantes genéticas encontradas, e o impacto disso para a saúde da população.
Fonte: Jornal da USP