Hoje trazemos uma notícia que mostra mais uma das diversas aplicações das algas.
O fósforo é um elemento que apresenta diversas funções essenciais ao nosso organismo, participando de diversos processos metabólicos, e faz parte até do DNA humano. Sua importância é ainda maior por ser um ingrediente essencial dos fertilizantes das nossas comidas – tanto a agricultura quanto a pecuária (nas rações de animais) usam fósforo.
Este elemento é obtido de minas em uma pequena quantidade de países, nenhum deles bastiões de estabilidade.
E as reservas globais de fósforo só têm diminuído segundo especialistas. Contudo uma equipe da Glasgow Caledonian University conseguiu recuperar o elemento de água de esgoto com auxílio de plantas microscópicas.
Como o nosso corpo utiliza uma pequena parte do fósforo contido nos alimentos, o que sobra vai parar nos esgotos e depois, no mar.
Em um laboratório da Glasgow Caledonian, a estudante de doutorado Lena Reichelt exibe dois tanques de água de esgoto, ambos com algas microscópicas. Em um deles, as algas coloriram a água de verde. No outro, a água é mais clara e as algas estão grudadas em uma espécie de palito peludo.
Ela explica: “No primeiro tanque, as águas estão suspensas. No outro, estão grudadas em uma película biológica e consumindo o fósforo na água. Estamos tentando recuperar o fósforo delas”.
Saiba mais através da notícia da BBC.